Bem vindos

"A ALEGRIA NÃO CHEGA APENAS NO ENCONTRO DO ACHADO, MAS FAZ PARTE DO PROCESSO DA BUSCA. E ENSINAR E APRENDER NÃO PODE DAR-SE FORA DA PROCURA, FORA DA BONITEZA E DA ALEGRIA."


PAULO FREIRE.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ASPECTOS TIPOLÓGICOS
GÊNEROS TEXTUAIS
5º ANO
OBJETO DE ENSINO:
1- Reconhecer diferentes gêneros textuais (orais e escritos), compreendendo sua função e uso em diferentes situações sociais.
1.1- Reconhecer os aspectos discursivos do gênero (sócio-histórico-ideológico, tais como: quem produziu, por que, para quem, quando, onde, com que intenção, para qual veículo de circulação, que valores expressam).
Aspecto tipológico predominante: NARRAR Domínio social da comunicação: cultura literária ficcional. Capacidade de linguagem predominante: descrever ações através de criação de intrigas.
Fábulas
R
Contos
-
História em quadrinhos
R
Tirinhas
T/C
Poemas
T/C
Lendas
T/C
Cantigas
-
Quadrinhos
-
Adivinhas
-
Parlendas
-
Provérbios
R
Narrativas
I
Piadas
T/C
Trava-línguas
-
Histórias Infantis
I
Aspecto tipológico predominante: RELATAR. Domínio social da comunicação: documentação e memorização das ações humanas. Capacidade de linguagem predominante: representação, pelo discurso, de experiências vividas, situadas no tempo e no espaço.
Relato de experiência vivida
-
Relato de experimento
-
Notícia
R
Reportagem
T/C
E-mail/orkut/MSN/blog
F
Biografia/Autobiografia
T/C
Carta Familiar
F
Cartão/Folder/Datas comemorativas
-
Convite de aniversário
-
Bilhete
-
Recado (oral)
-
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
Lembrete
-
Registro de Nascimento
-
Aspecto tipológico predominante: ARGUMENTAR. Domínio social da comunicação: discussão de problemas sociais controversos Capacidade de linguagem predominante: sustentação refutação e negociação de tomadas de decisão.
Carta ao leitor
T/C
Resenha
F
Artigo de opinião
F
Carta de reclamação e solicitação
F
Propaganda/ anúncio publicitário
R
Logotipo/logomarca
-
Rótulo
-
Cartaz
R
Classificado
-
Panfleto
R
Folder
F
Cartoon
T/C
Charge
I
Aspecto tipológico predominante: EXPOR. Domínio social da comunicação: transmissão e construção de saberes. Capacidade de linguagem predominante: apresentação textual de diferentes formas de saberes.
Seminário
T/C
Entrevista
I
Placa de sinalização
-
Anotação
F
Resumo Escolar
T/C
Texto Científico
F
Aspecto tipológico predominante: PRESCREVER AÇÕES. Domínio social da comunicação: instruções e construções. Capacidade de linguagem predominante: injunção pela regulação mútua de comportamentos.
Manual de Instrução
F
Lista
-
Receita culinária
-
Regulamento
T/C
Regra de jogo
T/C
Fatura de água, luz, telefone
F
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
EIXOS
CONTEÚDOS CURRICULARES
º ANO
1- Propiciar situações de contato, familiarização, vivência e conhecimento de diferentes modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
CULTURA DA ESCRITA
1.1- Reconhecimento de espaços de circulação dos textos (no meio doméstico, urbano e escolar, dentre outros);
I/T/C
1.2- Reconhecimento de espaços de manutenção, preservação, distribuição e venda de material escrito (bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, livrarias, bancas de jornais e revistas, sebos, supermercados, farmácias, etc.)
I/T/C
1.3- Reconhecimento de formas de aquisição e acesso aos textos (compra, doação, empréstimo e troca de livros, assinatura de jornais e revistas, organização de cadernos de receita, etc.);
I/T/C
1.4- Reconhecimento de contexto de uso e espaço de circulação de diferentes suportes de textos escritos (listas telefônicas, crachás, agendas, diários, embalagens, cartazes, outdoors, pára-choque de caminhão, livros sem ilustrações, livros de literatura infantil, jornais, revistas, folhetos publicitários, almanaques, enciclopédias, dicionários, murais escolares, folders, livros etc.)
I/T/C
1.5 Reconhecimento de instrumentos e tecnologias utilizados para o registro (lápis, giz, caneta, pincéis, lousas, cadernos, blocos de escrever, folha de sulfite, máquinas de escrever, computadores, etc.)
R
1.6 Uso adequado dos objetos de escrita presentes no cotidiano escolar:
a) saber manusear livros didáticos e de literatura infantil;
b) usar de maneira adequada os cadernos;
c) saber segurar e manipular lápis de escrever, lápis de colorir, a borracha, a régua, o apontador, a caneta;
d) saber sentar corretamente na arteira para ler e escrever;
e) cuidar dos materiais escolares.
I/T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
2- Ler diferentes textos do mesmo gênero, produzindo significados a partir de elementos contextualizadores e das sequências discursivas que determinam a sua tipologia e das marcas linguísticas que os caracterizam.
LEITURA
2.1 Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros textuais, veiculados em diferentes suportes textuais:
a) momentos desencadeados pelo professor;
b) momentos de leitura compartilhada com participação do aluno (professor-aluno; aluno-aluno);
c) momentos de tentativas de leitura por parte do aluno (recorrendo ao suporte do texto escrito para identificar a finalidade e função da leitura, bem como possibilidades de significação do texto)
d) Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
R
2.2 Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
-
2.3 Conhecimento da direção convencional da leitura.
T/C
2.4 Interpretação de formas variadas de representação (mímica, dramatização, desenho, pintura, esculturas, número etc.), a partir do gênero trabalhado.
-
2.5 Leitura com fluência, entonação e ritmo.
T/C
2.6 Estrutura da narração
T/C
2.7 Estrutura do relato
T/C
2.8 Estrutura da argumentação
T/C
2.9 Estrutura da exposição / explicação
T/C
2.10 Estrutura da descrição
T/C
2.11 Estrutura da injunção
T/C
2.12 Reconhecimento da função e do valor semântico das palavras e dos elementos gramaticais no texto (adjetivos, substantivos, verbos, pronomes, conjunções, advérbios, etc.).
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
3- Propiciar o trabalho com diferentes gêneros da oralidade, atentando para diferentes situações sociais em que eles ocorrem, os interlocutores envolvidos, o suporte em que são veiculados, o formato e a variedade linguística empregada.
ORALIDADE
3.1 Contexto de produção.
T/C
3.2 veículo de circulação.
T/C
3.3 Características de gêneros orais.
T/C
3.4 Oralidade e variação linguística.
T/C
4- Compreender e utilizar o sistema de escrita alfabética do português.
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTIC
4.1 Reconhecimento das relações entre fonemas e grafemas, de sua junção na formação de sílabas (leitura decodificação), para a organização global de palavras, veiculando sentidos.
-
4.2 Distinção entre os símbolos da escrita e outros grafismos (desenho, logotipo, número, etc.), reconhecendo sua lógica de funcionamento.
-
4.3 Reconhecimento das letras do alfabeto como sistema de representação gráfica dos sinais sonoros produzidos na linguagem oral (valor fonético fixo, posicional e arbitrário).
-
4.4 Conhecimento da direção convencional da escrita.
-
4.5 Categorização gráfica (diferentes formas de traçar a letra, exercendo a mesma função na palavra), e categorização funcional das letras (arbitrariedade do sistema da escrita).
-
4.6 Distinção entre letras e notações léxicas (acentos, til, trema, apóstrofo, cedilha, hífen).
-
4.7 Utilização das letras do alfabeto nas tentativas de escrita, com compreensão do princípio alfabético da língua.
-
4.8 Distinção entre letras e sílabas e consequente segmentação das palavras em final de linha, reconhecendo as sílabas (com uma, duas ou mais letras) e seu valor fonético.
-
4.9 Identificação de novas palavras resultantes de trocas de sílaba, acréscimo ou supressão de letras numa palavra.
-
4.10 Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia).
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
5- Produzir textos, orais e escritos, tendo em vista o gênero trabalhado, o interlocutor, o suporte e seu veículo de circulação.
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
5.1-Produção (oral ou escrita) de texto, considerando o gênero trabalhado, o interlocutor, o contexto de produção, o suporte (instrumento que carrega o texto – cartolina, envelope, papel sulfite etc.), seu veículo de circulação (mural, revista, jornal etc.) e sua função social.
T/C
5.2- Escolha de vocabulário adequado às circunstâncias da interação.
T/C
6- Revisar o texto (oral ou escrito) produzido, considerando os aspectos contextuais, textuais, gramaticais e ortográficos.
ANÁLISE LINGUÍSTICA
6.1 Quanto ao gênero e à situação de produção: 6.1.1. Adequação à necessidade de interação estabelecida (Quem? p/ quem? O quê? Quando? Onde? – contexto de produção).
T/C
6.1.2 Adequação à esfera de circulação.
T/C
6.1.3 Adequação ao suporte físico de circulação.
T/C
6.1.4 Adequação ao tema.
T/C
6.1.5 Adequação ao formato do gênero.
T/C
6.1.6 Expressão do domínio da capacidade de linguagem que o gênero requer (narrar, relatar, argumentar, expor ou descrever ações).
T/C
6.2 Quanto ao texto: 6. 2.1 Clareza / coerência:
T/C
6. 2.1.1 Progressão.
T/C
6. 2.1.2 Grau de informatividade.
T/C
6. 2.1.3 Ideias não-contraditórias.
T/C
6. 2.2 Uso dos mecanismos de coesão:
6. 2.2.1 Referencial
T/C
6. 2.2.2 Sequencial
T/C
6. 2.3 Adequação à variedade linguística selecionada.
T/C
6.2.4 Emprego dos circunstanciadores de tempo/lugar/modo etc. em textos predominantemente narrativos.
T/C
6.2.5 Emprego dos verbos (modo/tempo).
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
6.2.6 Emprego da concordância verbal.
T/C
6. 2.7 Emprego da concordância nominal.
T/C
6.2.8 Adequação vocabular.
T/C
6.2.9 Emprego da pontuação.
T/C
6.2.10 Emprego do discurso direto.
R
6.2.11 Emprego do discurso indireto.
R
6.2.12 Emprego da paragrafação.
T/C
6.3 Quanto aos aspectos ortográficos:
6.3.1 Emprego de palavras com sílabas canônicas (simples = consoante + vogal)?
-
6.3.2 Emprego de palavras com sílabas complexas.
T/C
6.3.3 Uso do traçado legível.
T/C
6.3.4 Atendimento às orientações da escrita (de cima para baixo, da esquerda para a direita)?
-
6.3.5 Emprego da segmentação entre as palavras (espaço em branco entre uma palavra e outra)?
-
6.3.8 Emprego adequado das letras com correspondência biunívoca (sonora única); ex.: p, t, d, f, b?
-
6.3.9 Emprego adequado das letras com correspondência cruzada ou arbitrária (mais de uma correspondência sonora); ex.: c, g, s?
T/C
6.3.10 Distinção entre letras e outros sinais gráficos (números, acentos, sinais de pontuação, desenhos etc.).
-
6.3.11 Disposição adequada da escrita no papel.
-
6.3.12 Emprego adequado de letras maiúsculas.
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
7- Divulgar textos produzidos, de acordo com o gênero textual selecionado, o(s) interlocutor(es), o suporte e o veículo de circulação, a fim de garantir a função social da escrita.
CIRCULAÇÃO DO GÊNERO
7.1 Divulgação do texto produzido, conforme estabelecido na situação de produção.
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
MATEMÁTICA NÚMEROS E OPERAÇÕES
 Sistema de Numeração Decimal (SND).
 Agrupamentos e trocas.
 Valor posicional: ordens e classes e registro de quantidades; leitura e escrita de numerais até 999.999; composição e decomposição de números naturais nas diversas ordens.
 Números ordinais usuais.
 Regularidades e regras presentes na sequência dos números naturais.
 Seriação: sucessor, antecessor; ordem crescente e decrescente.
 Operações e suas ideias: adição, subtração, multiplicação e divisão,
 Raciocínio combinatório.
 Múltiplos e divisores.
 Possibilidades.
 Cálculo mental e estimativa.
NÚMEROS RACIONAIS:
 Números Fracionários
- Leitura e escrita de frações. - Operações com frações, utilizando classes de equivalência. - Significado de números mistos.
 Números Decimais:
- Leitura e escrita. - Adição, subtração de números decimais. - Multiplicação de número natural por decimal. - Divisão de número decimal por natural e de natural por decimal.
 Porcentagem: compreensão e aplicação a partir de fração centesimal.
 Relações entre porcentagem, frações, números decimais e medidas (1/2 m ↔ 0,5 m ↔ 50 cm ↔ 50% m).
GEOMETRIA
 Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais (rua, bairro, cidade, região, estado, país, planeta e universo).
 Comparação entre as formas geométricas encontradas na natureza e nos objetos construídos pelo homem.
 Planificação e construção de modelos de sólidos geométricos.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
 Representação de empilhamentos sob diferentes pontos de vista.
 Classificação dos sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos.
 Semelhanças e diferenças entre prismas e pirâmides.
 Construção de quadrados e retângulos em malhas quadriculadas.
 Transformação de figuras em malhas quadriculadas.
 Composição e decomposição de figuras planas.
 Classificação das figuras planas de acordo com critérios convencionais e utilização das nomenclaturas: triângulos, quadriláteros, paralelogramos, trapézios e outros.
 Classificação quanto ao paralelismo dos seus lados (paralelogramos: retângulo, quadrado e losango), ao perpendicularismo entre seus lados (trapézios), às medidas de seus lados.
 Identificação de faces, vértices e arestas em poliedros.
 Identificação, construção e operações com ângulos.
 Perpendicularismo e paralelismo.
 Simetria: rotação, reflexão, translação.
 Escala:
- Conceito. - Ampliação e redução. - Proporcionalidade.
MEDIDAS
TEMPO:
 Classificação do tempo: hora, dia, mês, bimestre, trimestre, semestre, ano, quinquênio, década, século, milênio.
 Divisão do dia: horas, minutos e segundos (base sexagesimal).
 Fração do tempo: uso do relógio e calendário.
 Leitura e escrita de medidas de tempo.
VALOR:
 Identificação e utilização de cédulas e moedas.
 Composição e decomposição de valores, significado de câmbio e equivalência do real em relação ao dólar, ao euro, ao guarani e ao peso.
COMPRIMENTO:
 Medida padrão (metro – múltiplos e submúltiplos).
 Equivalência.
 Perímetro.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
SUPERFÍCIE
 Medida padrão (metro quadrado - m2).
 Cálculo de área das figuras planas.
 Medidas agrárias (alqueire, hectare, entre outras).
MASSA:
 Medida padrão (grama – múltiplos e submúltiplos)
 Equivalência.
 Outras medidas: arroba e tonelada, onça e libra.
CAPACIDADE:
 Medida padrão (litro – L – múltiplos e submúltiplos).
 Equivalência.
VOLUME:
 Significado de volume.
 Relação entre medidas de capacidade (L) e de volume (m3).
TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES
 Coleta e organização dos dados.
 Construção de tabelas e gráficos de barras ou colunas com uso de legendas.
 Leitura e interpretação de tabelas e de diferentes gráficos.
 Probabilidade.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
CIÊNCIAS
EIXO: NOÇÕES DE ASTRONOMIA Sol, Terra e outros corpos do universo: ● Sistema Solar: - posição da Terra e demais planetas; - a Terra e suas interações com a Lua: - lua: fases da lua; - eclipses: solar e lunar; - influência da lua sobre a biosfera. EIXO: TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA E DA ENERGIA Ecossistema - relações de interdependência (sol, água, solo, ar, seres vivos) ● Ecossistema - condição básica da vida: - funções e condições de conservação do organismo: alimentação /digestão, respiração, circulação, excreção, sustentação / locomoção, coordenação, proteção, reprodução. - alimentação/digestão: - caracterização de alimentos; - origem dos alimentos: vegetais e animais; - transformação de energia; - produção de alimentos; - transformação e aproveitamento dos alimentos pela digestão; - estrutura e funcionamento do sistema digestório; - absorção do sistema digestório e celular; - conservação de alimentos; - tipos de alimentos: naturais e industrializados, diferenças entre a produção e o consumo; - necessidades nutricionais do homem; - hábitos alimentares: diferenças culturais e de origem. - respiração: - alimentação e respiração: transformação energética dos alimentos; - estrutura do sistema respiratório; - trocas gasosas nos seres vivos. - circulação: - estrutura e funcionamento do sistema circulatório; - funções principais do sistema. - excreção: - estrutura e funcionamento do sistema excretório; - funções principais do sistema – eliminação de resíduos. - sustentação/locomoção: - estrutura e funcionamento do sistema de sustentação: sistema ósseo e muscular; - funções principais do sistema: proteção e locomoção do corpo.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
- coordenação: - estrutura e funcionamento do sistema nervoso e endócrino: conceitos básicos; - estrutura e funcionamento dos órgãos dos sentidos: conceitos básicos. - proteção - imunização: - estrutura e funcionamento do sistema de defesa corporal; - diferenças entre seres vivos; - imunização natural, vacinas, soros, remédios. - reprodução: - conceitos de reprodução: perpetuação da espécie; - estrutura e funcionamento do sistema reprodutor; - funções principais do sistema. EIXO: SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA Saúde do homem e do ambiente ● Sol: - produção da vitamina D. ● Questões alimentares: - higiene alimentar; - aditivos nos alimentos: funções e problemáticas; - aleitamento materno; - desidratação; - órgãos responsáveis pela fiscalização (SUNAB, CODEC, Instituto de pesos e medidas, Secretaria da Saúde Pública), população, entre outros. ● Saúde do homem: - higiene bucal; - problemas na postura corporal, desvio na coluna, entre outros; - hemorragia, anemia, doenças cardíacas; - poluição e contaminação (do ar, do solo e da água): efeitos sobre o homem e demais seres vivos; - consumismo x sustentabilidade; - rejeitos humanos: formação de lixões, problemas ambientais, aterros sanitários; - agressões do mundo moderno: estresse, diferentes tipos de poluição; - educação sexual: gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis. ● Tópicos da atualidade: - inseminação artificial; - clonagem e transgenia; - células tronco, entre outros tópicos que possam ser relevantes.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
HISTÓRIA
A Ocupação do litoral e regiãoleste do território paranaenseA vida enquanto inter-relação:o processo de expansãoeuropéia e os conflitos étnicosAs mudanças no exercício dopoder: formas de administrare organização políticaRelações de poder e processosde resitência: conflitos internos no Brasil.VIDATRABALHORELAÇÕES SOCIAIS E DE PODERHISTÓRIAO Oeste paranaense enquantopólo de atração populacional - 1930 1960Formas de organização da populaçãonativa: semelhanças e diferenças entreos povosO Oeste do Estado do Paranáno contexto da “Marcha para o Oeste” - Gov. VargasNorte Novo e Norte Novíssimo - avinculação com a expansão da cultura do caféO Oeste do Estado do Paraná noséculo XVII - a ação dosobrageiros/relação de podere exploração das riquezasnaturais e da populaçãoexistenteCampos de pastagens: a regiãocentral e os campos de pastagens/processo deocupaçãoA ação jesuita no Sul do BrasilAs entradas e bandeiras:interesses/ações e conseqüênciasA inserção do espaço paranaense no contexto nacionalO processo de reação -movimento no interior daorganização socialOs eixos de produção e osmovimentos migratórios no território brasileiroA migração e o processo deocupação dos espaços:migração espontânea emigração compulsóriaAs transformações da natureza nalógica do comércio europeuAs mudanças na ordem social com a chegada dos portugueses: as novas relações de poderAs representaçõessociais nas sociedadesprimitivasO papel do conhecimentoentre as primeiras sociedades nativas brasileirasRelações de trabalho e poderformas de organização eprodução do espaço: aluta pela sobrevivênciaAs formas de organização socialdas sociedades primitivas
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
GEOGRAFIA
EIXO 1 Formação de conceitos de espaço e tempo
EIXO 2 Representação do espaço e domínio da territorialidade.
EIXO 3 Relações sociais e de produção presentes no espaço paranaense
EIXO 4 Produção e transformações sócio-históricas dos espaços.
Noções de Espaço:
 Orientação e localização
Introduzir
 Linhas terrestres - zonas climáticas da Terra;
Aprofundar a) Transposição da orientação corporal para a geográfica:
 Direções cardeais aplicadas aos hemisférios da Terra;
 Localização Geográfica – coordenadas cartesianas e coordenadas geográficas
• Espaço real e virtual1. Noções de Tempo: Introduzir • Fusos horários ou zonas horárias;
• Tempo real e virtual2.
Introduzir e consolidar
 Leitura das representações cartográficas do município, estado, país e mundo;
 Divisão política do Brasil e leitura interpretativa da divisão política do Brasil em estados e Regiões.
Noções de escala e projeção:
 Uso de escala para a representação proporcional do estado no país; do país no mundo;
 Decodificação de mapas temáticos do Paraná - climas, relevo, hidrografia/usinas, rede viária, mapas econômicos e outros.
Introduzir
 3 Representação das Coordenadas cartesianas - Posição relativa -
 Representação das Coordenadas geográficas - posição absoluta
Introduzir
 Elementos da paisagem natural paranaense – clima, solo, cobertura vegetal, relevo hidrografia – impactos gerados pela dinâmica social.
Consolidar
 Características sociais – diversidades étnicas e culturais do Paraná;
 Movimentos da população paranaense, crescimento da população;
 A industrialização e o crescimento urbano do Paraná – malha urbana;
 Sistema de transporte ou circulação no estado – ligação rodoviária, ferroviária, aérea
 Trânsito - vias pedagiadas, sinalização nas estradas-
- Fiscalização: Polícia Rodoviária e pesagem;
 Organização do espaço rural: uso das tecnologias e acesso e transporte da produção ;
 Organização dos espaços urbanos: problemas urbanos, centro e periferia.
 Impostos e taxas: pagamentos que financiam a infra-estrutura dos bens públicos.
 Organização do espaço paranaense – fases da ocupação, produção e transformações formas de ocupação4
 Atividades econômicas paranaenses agricultura, indústria e serviços;
 Infra-estrutura - redes de luz, água, serviços de saúde, educação, meios de transporte/comunicações;
 Modernização do Paraná – A agricultura e as tecnologias aplicadas à produção - o papel das cooperativas;
 A diversificação da indústria paranaense e sua distribuição no estado;
 A inserção do Paraná na economia globalizada: Comércio interno e externo – exportação – portos paranaenses;
 Transformações no espaço natural e qualidade de vida
– questão ambiental no estado: parques, corredores de biodiversidade, matas ciliares, micro-bacias e as técnicas correspondentes;
 O (ab)uso e o desperdício da água no solo e nas atividades econômicas.
1 Interferências no cotidiano das pessoas com relação ao tempo e ao espaço, devido ao uso de novas tecnologias na área das telecomunicações, presentes nas mídias em geral. O espaço mundial virtualmente presente na vida das pessoas através da televisão. 2 Convivemos hoje com o tempo real e virtual graças ao desenvolvimento tecnológico, especialmente na área das telecomunicações. Podemos fazer uma viagem virtual ao redor da Terra em poucos minutos. Na ciência este fenômeno é chamado de compreensão tempo/espaço. 3 Conteúdos articulados com Matemática no eixo geometria: perpendicularismo e paralelismo. Em Geografia corresponde aos meridianos e paralelos, referências básicas para orientação geográfica. 4 Esses conteúdos devem ser trabalhados em articulação com os conteúdos de História
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
ED. FÍSICA
CONTEÚDOS PERMANENTES: 1- Percepção 2- Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação 3- Alongamento e descontração
ATITUDES PERMANENTES: Cooperação
CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O 4º E 5º ANO
ATLETISMO Corridas
 Lançamentos/arremessos
 Saltos – altura e distância
EIXOS
CONTEÚDOS
TEMAS
OBJETIVOS
JOGOS
Pré-esportivos
 Handebol
 Futsal/Futebol
 Basquete
 Vôlei
 Beisebol
 Rugby
Introdução aos jogos, enfocando diferentes vivências, estimulando as habilidades motoras especializadas e a combinação de movimentos.
GINÁSTICA
Elementos da ginástica
Combinação de movimentos corporais com aparelhos (arco, bolas, cordas, fitas).
Conhecer as modalidades e realizar movimentos específicos da ginástica, sem e com aparelhos.
Apoios invertidos
 Parada de três apoios c/ auxílio
 Parada de mão
Experimentar a prática de atividades com apoios invertidos, exigindo maior controle corporal.
RITMO E EPRESSIVIDADE
Dança
 Estilos musicais
 Danças folclóricas
Conhecer e entender a participação e influência da música, ritmo, dança e práticas na sociedade, objetivando uma prática consciente, e com possibilidade de transformação pessoal e social.
CULTURA CORPORAL E SAÚDE
Pressupostos teóricos da cultura corporal e saúde
 Estimular o conhecimento do corpo, como meio para compreensão da importância da prática da atividade física para obter saúde e bem-estar, evitando modismos e padrões estabelecidos, que contribuem para hábitos errados.
Realizar atividades físicas e observar/sentir as mudanças provocadas no corpo e compreender a importância dessa prática para a saúde, tendo, com isso, possibilidade de mudar seus hábitos e influenciar o meio onde vive, sendo, assim, agente de transformação social.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
ARTE
ARTES VISUAIS
ELEMENTOS FORMAIS
Linha
Posição: horizontal, vertical e diagonal.
Tipos: retas, curvas, sinuosas e mistas.
Forma
Proporção: tamanho.
Posição: longe/perto, embaixo/em cima, central/lateral.
Figura e fundo.
Espaço negativo.
Cor
Escala tonal: claro/escuro.
Primárias e secundárias.
Monocromia/policromia.
Quentes e frias.
Simbologia.
Volume
Pontos de vista: frontal, de topo e perfil.
Sobreposição e justaposição.
Claro/escuro.
Profundidade e plano.
Textura
Naturais e artificiais.
COMPOSIÇÃO
Bidimensional e tridimensional.
Repetição: alternância, equilíbrio, ritmo, proporção e deformação.
Simetria e assimetria.
GÊNEROS/TEMAS
Paisagem.
Retrato e autorretrato.
Natureza morta.
Cenas oníricas.
Realismo e deformação ( Expressionismo).
Figuração e abstração.
TEATRO
ELEMENTOS FORMAIS
Personagem
Expressão facial, corporal e gestual.
Máscara, maquiagem e figurino.
Adereços.
Espaço Cênico
Caixas de representação.
Alternativo: sala de aula, pátio, em roda, sala de aula: parede (sombra) e palco.
Texto: Improvisação, adaptação e criação.
COMPOSIÇÃO
Representação: jogos teatrais, sombras, peça teatral.
Sonoplastia: adaptação e elaboração utilizando sons e música.
Cenografia: cenário, adereços de cena, iluminação.
Ritmo.
GÊNEROS/TEMAS
Teatro grego, romano, comédia, tragédia, drama.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
DANÇA
ELEMENTOS FORMAIS
Corpo
Movimento: corpo inteiro, partes, articulações, superfícies.
Em relação à fluência: sucessivos e simultâneos.
Espaço
Espaço pessoal - planos: horizontal (largura e profundidade), frontal (altura e largura) e roda (altura e profundidade).
Progressões (caminhos delineados pelo corpo),
Projeções (prolongamento dos movimentos por meio do olhar ou das extremidades do corpo).
Formas (traçado marcado pelas formas retas ou curvas do corpo no espaço).
Tensões espaciais - espaço vazio entre as partes.
Dinâmicas e Ritmo
Fluência: livre/controlada.
Espaço: direto/indireto.
Tempo: rápido/lento
Peso: firme e leve
Relacionamentos
Pessoas: duos, trios, quartetos, entre outros.
Proximidade: aproximação, distanciamento, contato, entrelaçamento, entre outros.
Em relação: ao ambiente, às outras pessoas, aos objetos, às partes do corpo.
Ações
Locomoção: saltar, girar, torcer, gestos, silêncio do corpo.
Ao espaço: subir, descer, abrir, fechar, avanços, retornos.
Som
Articulação som e movimento.
COMPOSIÇÃO
Coreografia: improvisação, adaptação e criação.
GÊNERO/TEMAS
Folclóricas, regionais, indígenas, africanas, populares, clássicas e danças de rua entre outras.
MÚSICA
ELEMENTOS FORMAIS
Altura
Agudo/grave.
Duração
Ruídos e silêncio (pausa)/som.
Curtos /longos.
Timbre
Produzido.
Intensidade
Força: forte/fraco.
Artificial (modificação da intensidade original).
Densidade.
COMPOSIÇÃO
Fonte sonora: natureza, voz, instrumentos, alternativos.
Ritmo.
Harmonia, adaptação, sequência musical.
Paródia.
Notação musical.
GÊNEROS/TEMAS
Cantigas de roda, MPB, canções folclóricas, canção de ninar, samba, indígena e africana.
Música instrumental (piano, violão, entre outros) e orquestral.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
INGLÊS
- Apresentação pessoal: nome, idade, origem, nacionalidade;
- Verbo “ser/estar” (to be) e pronomes pessoais (I, you, he, she, it, we, you, they);
- Introdução dos pronomes interrogativos (what, when, who, where, how);
- Uso do apóstrofo – forma abreviada do verbo “To be” (I'm, you're, he's, she's, it's, we're, you're, they're);
- Preposição que indica origem: from;
- Membros da família e graus de parentesco;
- Pronomes demonstrativos este e aquele (this, that);
- Verbo “ter” (to have) juntamente com sua conjugação na terceira pessoa (He has, She has);
- Números cardinais - 0 a 100;
- Lugares: zoológico, circo, igreja, parque, prefeitura, edifícios, shopping, Moradia, bairro, cidade, rua, vila, campo, praia, montanhas;
- Meios de transporte;
- Cômodos da casa e objetos da moradia (bed, TV, coffeetable, shower, sink, stove, etc.);
- Verbos: morar (to live), ter (to have), ser/estar (to be), ir (to go);
- Adjetivos: grande (big), pequena (small), nova (new), velha (old), moderna (modern), bonita (beautiful), etc;
- Cores (colors);
- Meios de transporte: de carro (by car), de ônibus (by bus), de avião (by plane), a pé (on foot);
- Preposições "in", " in the", "on" ,"by", etc;
- Artigos indefinidos "a/an";
- Escola: Espaços e objetos escolares e profissionais que trabalham na escola (diretor-principal, secretário-secretary, professor-teacher, cozinheiro-cook, schoolkeeper-zelador);
- Atividades diárias na escola: lanchar (tosnack), estudar (tostudy), to play (brincar);
- Introdução das formas afirmativas, interrogativas (do/does) e negativas (don't/doesn't);
- Horas;
- Período do dia: de manhã (in the morning), atarde (in the afternoon), ao entardecer (in the evening), à noite (at night);
- Refeições (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia);
- Alimentos e bebidas;
- Adjetivos: doce (sweet), salgado (salty), azedo (sour), amargo (bitter);
- Refeições (horários e alimentos);
- Verbos comer (to eat), beber (to drink), preferir (to prefer);
- Profissões e locais de trabalho, verbo “trabalhar” (to work);
- Calendário, dias da semana, o dia,à noite,hora e meia hora, meses do ano, estações do ano, clima;
- Vestuário;
- Verbos que indicam fenômenos da natureza: "Today is raining, snowing, etc.";
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
- Adjetivos relacionados ao tempo: quente (hot), frio (cold), ensolarado (sunny), chuvoso (rainny), nublado (cloudy), ventoso (windy), nebuloso (foggy), etc;
- Uso da preposição "on" antes dos dias da semana e " in" antes dos meses do ano;
- Hábitos saudáveis (lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, pentear o cabelo, etc.);
- Nomes dos objetos de higiene pessoal (escova de dentes, pente, etc.);
- Verbos relacionados às ações desenvolvidas como auxílio dos objetos de uso pessoal: escovar (to brush), pentear (to comb), lavar (to wash), tomar banho (t otake a shower), etc;
- Advérbios de frequência: às vezes (sometimes), raramente (rarely), nunca (never);
- Animais: nomes e respectivas características, substantivos relacionados aos animais e seu habitat. Características: domésticos (domestic), selvagens (wild), insetos (insect), répteis (reptile), aves (bird), peixes (fish), mamíferos (mammal).
Obs.: os conteúdos relativos às manifestações culturais como Natal, Páscoa, dia dos pais, dia das mães, festas e festivais existentes (Valentine's Day, Saint Patrick, Halloween, Thanksgiving) serão trabalhados conforme o seu acontecimento no calendário escolar.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 5º ANO
INCENTIVO À LEITURA
CONTEÚDOS CURRICULARES
5º ANO
2.1 Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros textuais, veiculados em diferentes suportes textuais:
a) momentos desencadeados pelo professor;
b) momentos de leitura compartilhada com participação do aluno (professor-aluno; aluno-aluno);
c) momentos de tentativas de leitura por parte do aluno (recorrendo ao suporte do texto escrito para identificar a finalidade e função da leitura, bem como possibilidades de significação do texto)
d) Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
R
2.2 Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
-
2.3 Conhecimento da direção convencional da leitura.
T/C
2.4 Interpretação de formas variadas de representação (mímica, dramatização, desenho, pintura, esculturas, número etc.), a partir do gênero trabalhado.
-
2.5 Leitura com fluência, entonação e ritmo.
T/C
2.6 Estrutura da narração
T/C
2.7 Estrutura do relato
T/C
2.8 Estrutura da argumentação
T/C
2.9 Estrutura da exposição / explicação
T/C
2.10 Estrutura da descrição
T/C
2.11 Estrutura da injunção
T/C
2.12 Reconhecimento da função e do valor semântico das palavras e dos elementos gramaticais no texto (adjetivos, substantivos, verbos, pronomes, conjunções, advérbios, etc.).
T/C
DIVERSIDADE Proposta sendo elaborada pela equipe da SMED juntamente com coordenadores escolares. EDUCAÇÃO AMBIENTAL Proposta sendo elaborada pela equipe da SMED juntamente com coordenadores escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário