Bem vindos

"A ALEGRIA NÃO CHEGA APENAS NO ENCONTRO DO ACHADO, MAS FAZ PARTE DO PROCESSO DA BUSCA. E ENSINAR E APRENDER NÃO PODE DAR-SE FORA DA PROCURA, FORA DA BONITEZA E DA ALEGRIA."


PAULO FREIRE.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ASPECTOS TIPOLÓGICOS
GÊNEROS TEXTUAIS
4º ANO
OBJETO DE ENSINO:
1- Reconhecer diferentes gêneros textuais (orais e escritos), compreendendo sua função e uso em diferentes situações sociais.
1.1- Reconhecer os aspectos discursivos do gênero (sócio-histórico-ideológico, tais como: quem produziu, por que, para quem, quando, onde, com que intenção, para qual veículo de circulação, que valores expressam).
Aspecto tipológico predominante: NARRAR Domínio social da comunicação: cultura literária ficcional. Capacidade de linguagem predominante: descrever ações através de criação de intrigas.
Fábulas
T/C
Contos
R
História em quadrinhos
T/C
Tirinhas
I
Poemas
I
Lendas
I
Cantigas
-
Quadrinhos
-
Adivinhas
-
Parlendas
-
Provérbios
T/C
Narrativas
F
Piadas
I
Trava-línguas
-
Histórias Infantis
F
Aspecto tipológico predominante: RELATAR. Domínio social da comunicação: documentação e memorização das ações humanas. Capacidade de linguagem predominante: representação, pelo discurso, de experiências vividas, situadas no tempo e no espaço.
Relato de experiência vivida
R
Relato de experimento
R
Notícia
T/C
Reportagem
I
E-mail/orkut/MSN/blog
F
Biografia/Autobiografia
I
Carta Familiar
F
Cartão/Folder/Datas comemorativas
R
Convite de aniversário
-
Bilhete
-
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
Recado (oral)
-
Lembrete
-
Registro de Nascimento
R
Aspecto tipológico predominante: ARGUMENTAR. Domínio social da comunicação: discussão de problemas sociais controversos Capacidade de linguagem predominante: sustentação refutação e negociação de tomadas de decisão.
Carta ao leitor
I
Resenha
F
Artigo de opinião
F
Carta de reclamação e solicitação
F
Propaganda/ anúncio publicitário
T/C
Logotipo/logomarca
-
Rótulo
-
Cartaz
T/C
Classificado
R
Panfleto
T/C
Folder
F
Cartoon
I
Charge
F
Aspecto tipológico predominante: EXPOR. Domínio social da comunicação: transmissão e construção de saberes. Capacidade de linguagem predominante: apresentação textual de diferentes formas de saberes.
Seminário
I
Entrevista
F
Placa de sinalização
R
Anotação
F
Resumo Escolar
I
Texto Científico
F
Aspecto tipológico predominante: PRESCREVER AÇÕES. Domínio social da comunicação: instruções e construções. Capacidade de linguagem predominante: injunção pela regulação mútua de comportamentos.
Manual de Instrução
F
Lista
-
Receita culinária
-
Regulamento
I
Regra de jogo
I
Fatura de água, luz, telefone
F
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
EIXOS
CONTEÚDOS CURRICULARES
º ANO
1- Propiciar situações de contato, familiarização, vivência e conhecimento de diferentes modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
CULTURA DA ESCRITA
1.1- Reconhecimento de espaços de circulação dos textos (no meio doméstico, urbano e escolar, dentre outros);
I/T/C
1.2- Reconhecimento de espaços de manutenção, preservação, distribuição e venda de material escrito (bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, livrarias, bancas de jornais e revistas, sebos, supermercados, farmácias, etc.)
I/T/C
1.3- Reconhecimento de formas de aquisição e acesso aos textos (compra, doação, empréstimo e troca de livros, assinatura de jornais e revistas, organização de cadernos de receita, etc.);
I/T/C
1.4- Reconhecimento de contexto de uso e espaço de circulação de diferentes suportes de textos escritos (listas telefônicas, crachás, agendas, diários, embalagens, cartazes, outdoors, pára-choque de caminhão, livros sem ilustrações, livros de literatura infantil, jornais, revistas, folhetos publicitários, almanaques, enciclopédias, dicionários, murais escolares, folders, livros etc.)
I/T/C
1.5 Reconhecimento de instrumentos e tecnologias utilizados para o registro (lápis, giz, caneta, pincéis, lousas, cadernos, blocos de escrever, folha de sulfite, máquinas de escrever, computadores, etc.)
R
1.6 Uso adequado dos objetos de escrita presentes no cotidiano escolar:
a) saber manusear livros didáticos e de literatura infantil;
b) usar de maneira adequada os cadernos;
c) saber segurar e manipular lápis de escrever, lápis de colorir, a borracha, a régua, o apontador, a caneta;
d) saber sentar corretamente na arteira para ler e escrever;
e) cuidar dos materiais escolares.
I/T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
2- Ler diferentes textos do mesmo gênero, produzindo significados a partir de elementos contextualizadores e das sequências discursivas que determinam a sua tipologia e das marcas linguísticas que os caracterizam.
LEITURA
2.1 Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros textuais, veiculados em diferentes suportes textuais:
a) momentos desencadeados pelo professor;
b) momentos de leitura compartilhada com participação do aluno (professor-aluno; aluno-aluno);
c) momentos de tentativas de leitura por parte do aluno (recorrendo ao suporte do texto escrito para identificar a finalidade e função da leitura, bem como possibilidades de significação do texto)
d) Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
R
2.2 Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
-
2.3 Conhecimento da direção convencional da leitura.
T/C
2.4 Interpretação de formas variadas de representação (mímica, dramatização, desenho, pintura, esculturas, número etc.), a partir do gênero trabalhado.
-
2.5 Leitura com fluência, entonação e ritmo.
T/C
2.6 Estrutura da narração
T/C
2.7 Estrutura do relato
T/C
2.8 Estrutura da argumentação
T/C
2.9 Estrutura da exposição / explicação
T/C
2.10 Estrutura da descrição
T/C
2.11 Estrutura da injunção
T/C
2.12 Reconhecimento da função e do valor semântico das palavras e dos elementos gramaticais no texto (adjetivos, substantivos, verbos, pronomes, conjunções, advérbios, etc.).
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
3- Propiciar o trabalho com diferentes gêneros da oralidade, atentando para diferentes situações sociais em que eles ocorrem, os interlocutores envolvidos, o suporte em que são veiculados, o formato e a variedade linguística empregada.
ORALIDADE
3.1 Contexto de produção.
T/C
3.2 veículo de circulação.
T/C
3.3 Características de gêneros orais.
T/C
3.4 Oralidade e variação linguística.
T/C
4- Compreender e utilizar o sistema de escrita alfabética do português.
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTIC
4.1 Reconhecimento das relações entre fonemas e grafemas, de sua junção na formação de sílabas (leitura decodificação), para a organização global de palavras, veiculando sentidos.
-
4.2 Distinção entre os símbolos da escrita e outros grafismos (desenho, logotipo, número, etc.), reconhecendo sua lógica de funcionamento.
-
4.3 Reconhecimento das letras do alfabeto como sistema de representação gráfica dos sinais sonoros produzidos na linguagem oral (valor fonético fixo, posicional e arbitrário).
-
4.4 Conhecimento da direção convencional da escrita.
-
4.5 Categorização gráfica (diferentes formas de traçar a letra, exercendo a mesma função na palavra), e categorização funcional das letras (arbitrariedade do sistema da escrita).
-
4.6 Distinção entre letras e notações léxicas (acentos, til, trema, apóstrofo, cedilha, hífen).
-
4.7 Utilização das letras do alfabeto nas tentativas de escrita, com compreensão do princípio alfabético da língua.
-
4.8 Distinção entre letras e sílabas e consequente segmentação das palavras em final de linha, reconhecendo as sílabas (com uma, duas ou mais letras) e seu valor fonético.
-
4.9 Identificação de novas palavras resultantes de trocas de sílaba, acréscimo ou supressão de letras numa palavra.
-
4.10 Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia).
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
5- Produzir textos, orais e escritos, tendo em vista o gênero trabalhado, o interlocutor, o suporte e seu veículo de circulação.
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
5.1-Produção (oral ou escrita) de texto, considerando o gênero trabalhado, o interlocutor, o contexto de produção, o suporte (instrumento que carrega o texto – cartolina, envelope, papel sulfite etc.), seu veículo de circulação (mural, revista, jornal etc.) e sua função social.
T/C
5.2- Escolha de vocabulário adequado às circunstâncias da interação.
T/C
6- Revisar o texto (oral ou escrito) produzido, considerando os aspectos contextuais, textuais, gramaticais e ortográficos.
ANÁLISE LINGUÍSTICA
6.1 Quanto ao gênero e à situação de produção: 6.1.1. Adequação à necessidade de interação estabelecida (Quem? p/ quem? O quê? Quando? Onde? – contexto de produção).
T/C
6.1.2 Adequação à esfera de circulação.
T/C
6.1.3 Adequação ao suporte físico de circulação.
T/C
6.1.4 Adequação ao tema.
T/C
6.1.5 Adequação ao formato do gênero.
T/C
6.1.6 Expressão do domínio da capacidade de linguagem que o gênero requer (narrar, relatar, argumentar, expor ou descrever ações).
T/C
6.2 Quanto ao texto: 6. 2.1 Clareza / coerência:
T/C
6. 2.1.1 Progressão.
T/C
6. 2.1.2 Grau de informatividade.
T/C
6. 2.1.3 Ideias não-contraditórias.
T/C
6. 2.2 Uso dos mecanismos de coesão:
6. 2.2.1 Referencial
T/C
6. 2.2.2 Sequencial
T/C
6. 2.3 Adequação à variedade linguística selecionada.
T/C
6.2.4 Emprego dos circunstanciadores de tempo/lugar/modo etc. em textos predominantemente narrativos.
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
6.2.5 Emprego dos verbos (modo/tempo).
T/C
6.2.6 Emprego da concordância verbal.
T/C
6. 2.7 Emprego da concordância nominal.
T/C
6.2.8 Adequação vocabular.
T/C
6.2.9 Emprego da pontuação.
T/C
6.2.10 Emprego do discurso direto.
R
6.2.11 Emprego do discurso indireto.
R
6.2.12 Emprego da paragrafação.
T/C
6.3 Quanto aos aspectos ortográficos:
6.3.1 Emprego de palavras com sílabas canônicas (simples = consoante + vogal)?
-
6.3.2 Emprego de palavras com sílabas complexas.
T/C
6.3.3 Uso do traçado legível.
T/C
6.3.4 Atendimento às orientações da escrita (de cima para baixo, da esquerda para a direita)?
-
6.3.5 Emprego da segmentação entre as palavras (espaço em branco entre uma palavra e outra)?
-
6.3.8 Emprego adequado das letras com correspondência biunívoca (sonora única); ex.: p, t, d, f, b?
-
6.3.9 Emprego adequado das letras com correspondência cruzada ou arbitrária (mais de uma correspondência sonora); ex.: c, g, s?
T/C
6.3.10 Distinção entre letras e outros sinais gráficos (números, acentos, sinais de pontuação, desenhos etc.).
-
6.3.11 Disposição adequada da escrita no papel.
-
6.3.12 Emprego adequado de letras maiúsculas.
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
7- Divulgar textos produzidos, de acordo com o gênero textual selecionado, o(s) interlocutor(es), o suporte e o veículo de circulação, a fim de garantir a função social da escrita.
CIRCULAÇÃO DO GÊNERO
7.1 Divulgação do texto produzido, conforme estabelecido na situação de produção.
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
MATEMÁTICA NÚMEROS E OPERAÇÕES
 Sistema de numeração decimal.
 Agrupamentos e trocas.
 Valor posicional: ordens e classes e registro de quantidades; leitura e escrita de numerais até 99.999; composição e decomposição de números naturais nas diversas ordens.
 Histórico dos números: breve introdução à numeração romana e egípcia para a comparação com a numeração indo-arábica.
 Números ordinais usuais.
 Regularidade e regras presentes na sequência dos números naturais.
 Seriação: sucessor, antecessor; ordem crescente e decrescente.
 Operações: adição, subtração, multiplicação (pela unidade e dezena) e divisão (pela unidade e dezena), trabalhando com as ideias de cada uma das operações.
 Múltiplos e divisores.
 Possibilidades.
 Cálculo mental e estimativa.
NÚMEROS RACIONAIS
 Números decimais:
- Escrita e leitura; adição e subtração em situações do cotidiano. - Representação decimal, gráfica e numérica. - Representação de frações decimais na forma de números decimais, estabelecendo relação com o S.N.D. (uso de vírgula). - Multiplicação de número inteiro por decimal.
 Números fracionários:
- Frações equivalentes. - Leitura e escrita de frações. - Adição e subtração de frações homogêneas. - Multiplicação de inteiro por frações. - Cálculo do dobro, triplo, metade, terça parte. - Significado de porcentagem. GEOMETRIA
 Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais: rua, bairro, cidade, região, estado, país e planeta.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
 Comparação entre as formas geométricas encontradas na natureza e os objetos construídos pelo homem.
 Classificação dos sólidos geométricos: poliedros e corpos redondos.
 Identificação de faces, vértices e arestas em poliedros.
 Semelhanças e diferenças entre prismas e pirâmides.
 Classificação das figuras planas de acordo com critérios convencionais e a utilização das nomenclaturas.
 Planificação dos sólidos geométricos.
 Identificação de ângulos em objetos, em modelos de sólidos e em figuras planas.
 Significado de perpendicularismo e paralelismo.
 Significado de escala e de simetria.
MEDIDAS TEMPO:
 Duração e sequência temporal (hora e minuto; semana, quinzena, mês, bimestre, trimestre, semestre, ano, década e século).
VALOR:
 Função social do sistema monetário.
 Identificação e utilização de cédulas e moedas.
 Composição e decomposição de valores.
 Leitura e escrita na forma decimal.
COMPRIMENTO:
 Uso da medida padrão (metro – múltiplos e submúltiplos).
 Perímetro.
SUPERFÍCIE:
 Significado de área, utilizando medidas arbitrárias (lajotas, folhas de jornal, papel sulfite e papel quadriculado).
 Cálculo de área em malhas quadriculadas.
MASSA:
 Uso da medida padrão (grama – múltiplos e submúltiplos); outras unidades de medidas: arroba, tonelada, libra (lb – 453,59 g) e onça (oz – 28,35 g).
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
CAPACIDADE:
 Uso de medida padrão (litro – múltiplos e submúltiplos).
TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES
 Coleta e organização de dados.
 Construção de tabelas e gráficos de barras ou colunas com uso de legendas.
 Leitura e interpretação de tabelas e de diferentes gráficos.
 Probabilidade.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
CIÊNCIAS EIXO: NOÇÕES DE ASTRONOMIA Sol, Terra e outros corpos do universo ● Sol: - sol como fonte de irradiações: - infravermelho; - ultravioleta; - influência sobre a biosfera. - fonte de calor; - luz: espectro solar (decomposição da luz branca, formação das cores - arco-íris). ● Movimento da Terra: - referencial: localização do Cruzeiro do Sul; - translação: estações do ano; - rotação: gravidade. ● Outros corpos celestes: - iluminados - lua, planetas, asteróides, cometas; - luminosos – estrelas. EIXO: TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA E DA ENERGIA Ecossistema - relações de interdependência (sol, água, solo, ar, seres vivos): ● Seres vivos e seres inanimados – características e diferenças. ● Estruturação e organização de um ser vivo: - célula; - formação do tecido pela junção de células; - formação de órgãos pela junção de tecidos; - formação de sistemas pela junção de órgãos; - organismos: conceituação básica; - exemplificação de células animais e células vegetais. ● Classificação geral dos seres vivos:
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
- animais; - vegetais; - fungos - exemplos: cogumelos, fermento biológico, mofo... - protista; - monera; - vírus. ● Vegetais e ecossistema: - características gerais; - estruturas dos vegetais superiores: - órgãos vegetativos: raiz, caule e folha; - órgãos de reprodução: flor, fruto e semente; - relação dos órgãos vegetativos e de reprodução com o homem e com o meio. ● Cultivo do solo: - a instituição do cultivo adensado; - necessidades de cuidados com o solo; - problemáticas do cultivo de monoculturas; - relações com o homem e o meio. ● Animais e ecossistema: - grandes grupos: vertebrados e invertebrados: - características básicas; - relações com o meio; - relações de interdependência entre as espécies (interespécies). ● Cadeia e teia alimentar: - seres vivos: - cadeia alimentar: seres produtores, consumidores e decompositores. - fotossíntese: luz-folha (clorofila), formação de moléculas de reserva de energia por meio da captação da luz e do gás carbônico atmosférico; - respiração: “combustão” de alimentos, quebra de alimentos pela utilização do oxigênio atmosférico para a utilização do organismo; EIXO: SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA Saúde do homem, dos demais seres vivos e do ambiente
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
● Efeitos das radiações: - efeito estufa; - camada de ozônio. ● Vegetais e saúde: - plantas medicinais: ações, estruturas utilizadas, necessidades e problemáticas do uso (falta de efeito sobre a doença, toxicidade). ● Empobrecimento do solo: - desmatamento; - adubação orgânica e inorgânica; - uso de agrotóxicos; - queimadas; - uso do solo de forma irracional. ● Animais e saúde: - animais extintos e em extinção; - preservação da fauna; - relações entre o homem, o meio e os animais. ● Educação sexual: - sexualidade: valorização do próprio corpo e do outro; - cuidados com os órgãos genitais.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
HISTÓRIA
HISTÓRIA
VIDA
TRABALHO
RELAÇÕES SOCIAIS E DE PODER
Quem faz, onde e de
que forma se faz a história: a
história enquanto construção
social
Necessidades de novas
relações de poder com bases
em decisões e ações
coletivas
Relações de poder
(formal ou informal):
leis, locais, costumes,
tradição e outros
Organização do espaço de
trabalho e sua
interdependência: o
urbano e o rural
Lutas e conflitos no
mundo do trabalho
Formas de produção: como,
quem e para quem se
produz
O processo de ocupação
do espaço com a
agricultura de
subsistência
As lutas e conflitos pela
posse da terra na região
Oeste do Paraná e no
Brasil
Diferentes trabalhadores:
assalariado, volante,
produtor(a) famíliar,
meeiros e outros
Diferentes atividades
produtivas
Migração e rupturas: a
formação das
populações locais
Grupos étnicos: trabalho,
lazer, produção da
vida material - semelhanças
e especificidades
Os processos
migratórios
A ação de homens e
mulheres no campo
A terra enquanto espaço e
ação coletiva
A Vida enquanto produção
e ação coletiva
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
GEOGRAFIA
EIXO 1 Formação de conceitos de espaço e tempo.
EIXO 2 Representação do espaço e domínio da territorialidade
EIXO 3 Relações sociais e de produção presentes no espaço do município
EIXO 4 Produção e transformações sócio-históricas dos espaços
Noções de Espaço.
 Orientação Localização
Introduzir
 Transposição da orientação corporal para a geográfica.
 Limites, fronteiras - conceito de território.
 Coordenada Cartesiana (localização relativa).
Consolidar
 Descentralização - direita/esquerda, em cima/embaixo e ao lado de: a partir do ponto de vista do outro e dele a sua frente - exterior/ interior;
Aprofundar
 Direções cardeais – localização do município e sua inserção no estado, país, mundo;
Introduzir
 Planeta Terra – oceanos continentes - o município e sua inserção no estado, no país e nos espaços mais amplos até o planeta Terra.
Noções de tempo: Introduzir
 Movimento de rotação1 –fusos horários;
Introduzir e consolidar
 Leitura das representações cartográficas do município, estado;
Introduzir
 Representação do globo terrestre e dos hemisférios;
Consolidar
 - Representação do espaço urbano e do campo compondo o município;
 - Representação e localização do município dentro do estado;
 - Noções de escala:2 - Representação das principais vias de circulação do bairro e da cidade: ruas, avenidas - estruturais coletoras e perimetrais;
 - Decodificação (interpretação) de mapas temáticos do município, da região (hidrografia, rede viária, distritos, outros...)
Aprofundar 3
 Características do espaço do campo e da cidade;
- Uso do solo no campo: agricultura e agroindústria; - Uso do solo na cidade: habitações, indústrias, serviços;
 Interdependência do campo/cidade;
 Características físicas da cidade – sítio urbano relevo, hidrografia (sangas, córregos, bacia hidrográfica) vegetação natural;
 Problemas urbanos;
 Interdependência bairro/centro;
 Diversidade étnica e cultural no município;
 Espaço de circulação no município:
- Vias de acesso ao interior, estradas vicinais; - Vias ou rodovias de acesso aos municípios limítrofes e outras regiões do estado e estados vizinhos;
 Organização das vias de trânsito: avenidas, vias preferenciais, locais de uso especifico para pessoas com necessidades especiais, ciclovia, etc.
 O município na macro-região e no estado; transformações sócio - econômicas.
 Atividades econômico-produtivas do município, e sua relação histórica com os espaços próximos, com a região, estado e país.
 Infra-estrutura luz, água, serviços de saúde, educação, transporte.
 Acesso e utilização da informação virtual (benefícios e malefícios), serviços de telecomunicações e mídias presentes no cotidiano das pessoas;
 A atividade industrial no município;
 Serviços no município - hotelaria, turismo, comércio e outros;
 Os serviços públicos do município: saúde, educação, saneamento, iluminação etc...
 Tecnologias aplicadas na organização do espaço urbano (sinalização/ asfaltamento/ arborização); e rural: (micro bacias, reflorestamento/mecanização etc.)
 Transformações e qualidade de vida
– questão ambiental no município/região: parques, reservas ambientais, matas ciliares;
- uso e ab (uso) das águas na cidade e no campo. Consciência ecológica. 4
1 Articular com o conteúdo de Ciências – astronomia: movimento da Terra. 2 Trabalho articulado com Matemática no eixo geometria: significado de escala. 3 Trabalhar os conteúdos referentes ao espaço urbano e rural em articulação aos conteúdos de História de 4º ano. 4 Estes conteúdos requerem o conhecimento do eixo Saúde e melhoria de qualidade de vida em CIÊNCIAS, especialmente no que diz respeito à àgua e ao ecossistema.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
ED. FÍSICA
CONTEÚDOS PERMANENTES: 1- Percepção 2- Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação 3- Alongamento e descontração
ATITUDES PERMANENTES: Cooperação
CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA O 4º E 5º ANO
ATLETISMO Corridas
 Lançamentos/arremessos
 Saltos – altura e distância
EIXOS
CONTEÚDOS
TEMAS
OBJETIVOS
JOGOS
Jogos Pré - esportivos
 Handebol
 Futsal/Futebol
 Basquete
 Vôlei
 Beisebol
 Rugby
Introdução aos jogos, enfocando diferentes vivências, estimulando as habilidades motoras especificas e a combinação de movimentos.
GINÁSTICA
Elementos da Ginástica
 Combinação de movimentos corporais com aparelhos (arco, bolas, cordas, fitas).
Conhecer a modalidade e realizar movimentos específicos da ginástica, com e sem aparelhos.
Apoios Invertidos
 Parada de mãos com auxílio
 Roda/estrela
Manter o equilíbrio em apoios invertidos.
RITMO E EXPRESSIVIDADE
Dança
 Formações corporais
 Níveis - planos - deslocamentos
 Colunas, fileiras, círculos e criação
Aplicar as formações corporais na dança, em variados planos, níveis, com materiais, em deslocamentos e posturas corpóreas.
CULTURA CORPORAL E SAÚDE
Estrutura Muscular e Óssea
 Como o corpo se movimenta.
Entender como o corpo se movimenta, a participação dos ossos e músculos nesse processo.
Primeiros Socorros
Orientação e procedimentos:
 Acidentes cotidianos;
 Mordidas, picadas e cortes;
 Durante atividade física.
Conhecer os procedimentos básicos e necessários em casos de acidentes corriqueiros.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
ARTE
ARTES VISUAIS
ELEMENTOS FORMAIS
Linha
Posição: horizontal, vertical e diagonal.
Tipos: retas, curvas, sinuosas e mistas.
Forma
Proporção: tamanho.
Posição: longe/perto, embaixo/em cima, central/lateral.
Figura e fundo.
Formas geométricas e orgânicas.
Cor
Escala tonal: claro/escuro.
Primárias e secundárias.
Monocromia/policromia.
Quentes e frias.
Volume
Pontos de vista: frontal e perfil.
Sobreposição e justaposição.
Claro/escuro.
Textura
Naturais e artificiais.
Composição
Bidimensional e tridimensional
Repetição: alternância, equilíbrio, ritmo, proporção e deformação.
Simetria e assimetria
GÊNEROS/TEMAS
Paisagem
Retrato e autorretrato.
Natureza morta.
Cenas oníricas.
Realismo e deformação (Expressionismo).
TEATRO
ELEMENTOS FORMAIS
Personagem
Expressão facial, corporal e gestual.
Máscara, maquiagem e figurino.
Adereços.
Espaço Cênico
Caixas de representação.
Alternativo: sala de aula, pátio, em roda, sala de aula: parede (sombra) e palco.
Texto: improvisação, adaptação e criação.
COMPOSIÇÃO
Representação: pantomima, fantoches, jogos teatrais, sombras e peça teatral.
Sonoplastia: adaptação e elaboração utilizando sons e música.
Cenografia: cenário, adereços de cena e iluminação.
Ritmo.
GÊNEROS/TEMAS
Comédia, sátira e drama.
DANÇA
ELEMENTOS FORMAIS
Corpo
Movimento: corpo inteiro, partes, articulações e superfícies
Parado: simetria, assimetria, volume, largura, curva, torções e angulações.
Em relação à fluência: sucessivos e simultâneos.
Espaço
Espaço pessoal - planos: horizontal (largura e profundidade), frontal (altura e largura) e roda (altura e profundidade).
Progressões (caminhos delineados pelo corpo).
Projeções (prolongamento dos movimentos por meio do olhar ou das extremidades do corpo).
Formas (traçado marcado pelas formas retas ou curvas do corpo no espaço).
Tensões espaciais - espaço vazio entre as partes.
Dinâmicas e Ritmo
Fluência: livre/controlada.
Espaço: direto/indireto.
Tempo: rápido/lento.
Peso: firme/leve.
Relacionamentos
Pessoas: duos, trios, quartetos, entre outros.
Proximidade: aproximação, distanciamento, contato, entrelaçamento, entre outros.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
Em relação: ao ambiente, às outras pessoas, aos objetos, às partes do corpo.
Ações
Locomoção: saltar, girar, torcer, gestos, silêncio do corpo.
Ao espaço: subir, descer, abrir, fechar, avanços e retornos.
Som
Articulação som e movimento.
COMPOSIÇÃO
Coreografia: improvisação, adaptação e criação.
GÊNERO/TEMAS
Folclóricas, regionais, indígenas, africanas, populares, clássicas e danças de rua.
MÚSICA
ELEMENTOS FORMAIS
Altura
Agudo/grave
Duração
Ruídos e silêncio (pausa)/som
Curtos /longos
Timbre
Da natureza, produzido
Intensidade
Força: forte/fraco
Artificial (modificação da intensidade original).
Densidade: (quantidade de som ocorrendo simultaneamente).
COMPOSIÇÃO
Fonte sonora: natureza, voz, instrumentos, alternativos.
Ritmo.
Harmonia, adaptação, sequência musical.
Paródia.
GÊNEROS/TEMAS
Canção de ninar, samba, indígena e africana.
Música instrumental (piano, violão, entre outros, cantigas de roda, MPB, canções folclóricas) e orquestral.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
INCENTIVO À LEITURA
CONTEÚDOS CURRICULARES
4º ANO
2.1 Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros textuais, veiculados em diferentes suportes textuais:
a) momentos desencadeados pelo professor;
b) momentos de leitura compartilhada com participação do aluno (professor-aluno; aluno-aluno);
c) momentos de tentativas de leitura por parte do aluno (recorrendo ao suporte do texto escrito para identificar a finalidade e função da leitura, bem como possibilidades de significação do texto)
d) Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
R
2.2 Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
-
2.3 Conhecimento da direção convencional da leitura.
T/C
2.4 Interpretação de formas variadas de representação (mímica, dramatização, desenho, pintura, esculturas, número etc.), a partir do gênero trabalhado.
-
2.5 Leitura com fluência, entonação e ritmo.
T/C
2.6 Estrutura da narração
T/C
2.7 Estrutura do relato
T/C
2.8 Estrutura da argumentação
T/C
2.9 Estrutura da exposição / explicação
T/C
2.10 Estrutura da descrição
T/C
2.11 Estrutura da injunção
T/C
2.12 Reconhecimento da função e do valor semântico das palavras e dos elementos gramaticais no texto (adjetivos, substantivos, verbos, pronomes, conjunções, advérbios, etc.).
T/C
.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
INGLÊS
- Saudações formais e informais;
- Introdução do verbo ser/estar (to be);
- Saudações (Greetings): olá (hello); oi (hi); bom dia (good morning); boa tarde (good afternoon); boa noite na chegada (good evening); boa noite na saída (good night);tchau (bye; bye bye; good bye); até mais (see you); até amanhã (see you tomorrow); etc.; Qual é seu nome? (What is yourname?); Meu nome é ... (My name is …); Como vai você? (How are you?); Eu estou bem/mal (I am fine/bad);
- Verbo ser/estar (to be): Eu sou estou (I am);
- Você é/está (You are); Ele é/está (He is); Ela é/está (She is); É/está (It is); Nós somos/estamos (We are); Vocês são/estão (You are); Eles são/estão (They are);
- Apresentação dos membros da família;
- Pronomes Possessivos;
- Introdução do verbo gostar (to like, I like, you like);
- Família (family): papai (dad); mamãe (mom); pai (father); mãe (mother); filho (son); irmão (brother); filha (daughter); irmã (sister); tio (uncle); tia (aunt), etc;
- Pronomes possessivos (possessive pronouns): meu/minha/meus/minhas (my); seu/sua/seus/suas (your);
- Numerais cardinais;
- Introduzir a expressão “Quantos anos você tem?”(How old are you?);
- Expressões Úteis (Useful Expressions);
- Minha casa – cômodos da casa;
- Adjetivos grande (big) e pequeno ( small);
- Preposição: “in the” (no, na);
- Casa (house): quarto (bedroom); cozinha (kitchen); banheiro (bathroom); sala de estar (living-room); sala de jantar (dining-room); garagem (garage);
- Cores (colors): vermelho (red), preto (black), amarelo (yellow), laranja (orange), marrom (brown), rosa (pink), roxo (purple), branco (white), cinza (gray), azul (blue), verde (green);
- Escola: identificação dos materiais e espaços escolares;
- Introdução do verbo ter (tohave);
- Artigos indefinidos um/uma (a/an);
- Materiais Escolares: caderno (notebook); livro (book); lápis (pencil); caneta (pen); borracha (eraser); régua (ruler); apontador (sharpener); mochila (school bag); estojo (pencil case); lápis de cor (color pencil); carteira (desk); mesa (table); quadro negro (blackboard); cadeira (chair); giz de cera (crayon); giz (chalk); tesoura (scissors);
- Lugares na escola (placesatschool): laboratório (lab),parquinho (playground), quadra (court), ginásio (gym), biblioteca (library), school office (secretaria);
- Expressões de Cortesia e Permissão - Feche a porta, por favor! (Close the door, please!), Abra a janela, por favor! (Open the window, please!),Posso ir ao banheiro? (Can I go to the
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
bathroom?),Posso beber água(Can I drink water?), Com licença (Excuse me), Me desculpe (Sorry), Obrigado(Thanks/Thank you), De nada (You are welcome);
- Alimentos/Refeições/Frutas/Bebidas;
- Introduzir verbos beber (to drink) e comer (to eat);
- Comidas (food) e bebidas (drinks): arroz (rice), feijão (beans), carne (meat), batata (potato), tomate (tomato), macarrão (spaghetti/pasta), pão (bread), café (coffee), suco (juice), água (water), refrigerante (soda), chá (tea), leite (milk), limonada (lemonade), queijo (cheese), presunto (ham), manteiga (butter), etc;
- Refeições (meals): café da manhã (breakfast), almoço (lunch), lanche (snack), jantar (dinner);
- Frutas (fruit): banana (banana), maçã (apple), laranja (orange), abacaxi (pineapple),uva (grape), melância (watermelon), morango(strawberry), melão (melon), limão (lemon), tangerine (tangerina), etc;
- Profissões e Locais de Trabalho;
- Introduzir verbo trabalhar (to work);
- Profissões (professions): professor (teacher), gerente (manager), secretária (secretary), diretor (principal), cozinheiro (cook), faxineiro (cleaner), pintor (painter), construtor (builder), motorista (driver), enfermeira (nurse), médico (doctor), cantor (singer), garçom (waiter), vendedor (seller), policial (policeman), dona de casa (housewife), empregada (maid), etc.
- Locais de trabalho (workplaces): escola (school), mercado (supermarket), loja (store),fábrica (factory), banco (bank), hospital(hospital), empresa/firma (company), etc.
- Estações do ano, meses do ano e dias da semana - Estações (seasons): verão (summer), primavera (spring), inverno (winter), outono (fall; GB: autumn);
- Meses (months): janeiro (January), fevereiro (February), Março (March), abril (April), maio (May), junho (June), Julho (July), agosto (August), setembro (September), outubro (October), novembro (November), dezembro (December);
- Dias da semana (days of the week): domingo (Sunday), segunda (Monday), terça(Tuesday), quarta (Wednesday), quinta(Thursday), sexta (Friday), sábado(Saturday);
- Partes do Corpo (características físicas e emocionais);
- Corpo humano (humanbody): cabeça (head), ombro (shoulder), joelho (knee), toes(dedos do pé), fingers (dedos das mãos), mão(hand), perna (leg), pé (foot), braço (arm), olhos (eyes), nariz (nose), orelha/ouvido (ear), boca (mouth);
- Sentimentos (feelings): feliz (happy), triste (sad), cansado (tired), bravo (angry), nervos (nervous), tímido (shy), alegre (glad), entediado (bored), etc;
- Adjetivos (adjectives): alto (tall), baixo (short), gordo (fat), magro (thin), bonito(beautiful), feio (ugly), loiro (blond), morena (brunette), moreno (brunet), castanho (Brown hair), cabelo preto (Black hair), olhos azuis (blue eyes), etc;
- Roupas e calçados;
- Introduzir o verbo vestir (to wear);
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
- Roupas (clothes) e calçados (footwear):camiseta (t-shirt), camisa (shirt), calça (pants), saia (skirt), casaco (coat), vestido(dress), blusa (blouse), sapato (shoes), bota (boots), meia (socks), tênis (tennisshoes), sandália (sandals), chinelo (slippers), boné/capuz (cap), luvas (gloves), cachecol (scarf), etc;
- Esportes;
- Introduzir o verbo jogar, tocar, brincar (to play);
- Esportes (sports): futebol (soccer), futebol americano (football), basquete (basketball), handebol (handball), tênis (tennis), tênis de mesa (table tennis), vôlei (volleyball),natação (swimming), xadrez (chess), dama (checkers), atletismo (athletics), etc.
- Animais(animals): gato (cat), cachorro (dog), peixe (fish), pássaro (bird), elefante (elephant), girafa (giraffe), cobra (snake), pato (duck), galinha (hen), cavalo (horse), porco (pig), vaca (cow), leão (lion), tigre (tiger), macaco (monkey), etc.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 4º ANO
DIVERSIDADE Proposta sendo elaborada pela equipe da SMED juntamente com coordenadores escolares. EDUCAÇÃO AMBIENTAL Proposta sendo elaborada pela equipe da SMED juntamente com coordenadores escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário