Bem vindos

"A ALEGRIA NÃO CHEGA APENAS NO ENCONTRO DO ACHADO, MAS FAZ PARTE DO PROCESSO DA BUSCA. E ENSINAR E APRENDER NÃO PODE DAR-SE FORA DA PROCURA, FORA DA BONITEZA E DA ALEGRIA."


PAULO FREIRE.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
LEGENDA Os conteúdos de cada eixo foram especificados por faixa etária, utilizando as cores branca, cinza, em gradação de tonalidades, e preta, para especificar o trabalho a ser desenvolvido por parte do educador, de forma gradativa, em termos de aprofundamento, ou seja, abordando, inicialmente, o conteúdo enquanto noção ou significação social, sem preocupação com a sistematização dessas noções, por parte da criança. A gradação representa o aprofundamento do trabalho sistemático com os conceitos que integram os diferentes eixos. Compete ao educador e à equipe pedagógica terem ciência de que a gradação de cores e tons é um referencial para a organização do trabalho pedagógico do educador.
1. EIXO IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVOS: 1. Desenvolver a imagem corporal e pessoal nas interações com o outro (adulto e criança) e com a natureza. 2. Vivenciar situações que envolvam afeto, atenção e limites, construindo vínculos. 3. Reconhecer a si e ao outro, a partir de características biológicas, psicológicas e culturais, identificando-se como único no grupo, ampliando sua autoconfiança; 4. Vivenciar situações que promovam a construção da autonomia.
CONTEÚDOS
Pré II
Conhecimento do próprio corpo
Partes do corpo/funções/interdependência
Sensações e percepções (cinco sentidos)
Ritmos que o corpo produz Gestos: uso e funções dos gestos e movimentos
Hábitos
Higiene (Controle dos esfincteres, escovação, banho, etc.)
Alimentação
Repouso (sono, relaxamento, descanso)
Saúde
Respeito ao próprio corpo e ao outro
Cuidado de si mesmo e do ambiente
Prevenção de acidentes
Atividades da vida cotidiana
Convivência nos diversos espaços (Coletivo e individual)
Direitos e deveres
Acontecimentos do cotidiano familiar e do grupo social
História da criança
História do nome
Reconhecimento do próprio nome
Relação de parentesco (pai, mãe, irmãos, tios, avós)
Membros da família e suas respectivas funções sociais
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
2. EIXO CORPO E MOVIMENTO
2.1 CONSCIÊNCIA CORPORAL OBJETIVOS: 1.Conhecer o próprio corpo por meio da exploração dos movimentos, expressando-se por meio de gestos e ritmos diversificados, produzidos em jogos e brincadeiras. 2. Explorar as possibilidades de movimento do corpo.
CONTEÚDOS
Pré II
Movimentos fundamentais:
Engatinhar, sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar, arrastar-se, deitar-se em diferentes posições .
Galopar saltar, pular,saltitar, lançar/apanhar/receber/levantar/transportar objetos, subir, correr, descer e passar por dentro.
Percepção corporal
Imagem corporal
Esquema corporal
Percepção espacial
Relação com o próprio corpo
Relação com o corpo do outro
Relação do corpo no espaço
Percepção temporal
Velocidade
Sucessão
Duração
Ritmo
Percepção direcional
Lateralidade: conceitos de esquerda e direita
Direcionalidade: para cima/para baixo, dentro/fora, frente/atrás
Coordenação óculo-manual
Coordenação óculo-pedal
Postura corporal
Equilíbrio estático
Equilíbrio dinâmico
Freio inibitório
Reprodução do movimento
Estímulos visuais
Estímulos auditivos
Jogos
Jogos de corrida variada
Jogos em linha
Jogos em círculo
Reprodução e criação do movimento
Brinquedos cantados
Cantigas de roda
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
Movimentos corporais em relação
Ao gênero musical
Aos elementos que compõem o som
Ao espaço físico
Dança
2.2 LINGUAGEM CÊNICA Objetivos:
1. Expressar ideias, sentimentos, desejos e necessidades, utilizando diferentes linguagens, reconhecendo sua função social e ampliando as possibilidades de representação simbólica;
2. Utilizar a linguagem corporal e gestual, adequando-as às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendida, expressando ideias, sentimentos, necessidades e desejos.
CONTEÚDOS
Pré II
Organização da ação dramática a partir de:
Fatos vividos, imaginados
Contos de fada
Histórias Infantis
Brincadeiras
Caracterização de personagens
Maquiagem
Adereços
Linguagem adequada ao personagem
Ideia de representação do movimento (gestos, mímica e expressão facial)
Espaço cênico/cenário
Transformação do espaço cotidiano em espaço cênico: elementos visuais e sonoros, iluminação, ...
Movimento na ação dramática na relação com:
Tempo
Espaço
Ritmo
Leitura e interpretação da ação dramática
Gestos, espaços, expressão/ação
2.3 LINGUAGEM MUSICAL
OBJETIVOS 1.Desenvolver a percepção auditiva, a produção e a fruição dos sons, sejam musicais ou não, para com eles interagir, a fim de expressar-se e comunicar-se.
CONTEÚDOS
Pré II
Fontes sonoras
Natural
Cultural
Gêneros musicais
Músicas Infantis
Música Popular, regional, folclórica, de raízes, clássica, entre outras.
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
Elementos que compõem o som
Altura (grave, médio e agudo)
Timbre (da natureza e produzido)
Intensidade (forte/fraco, suave)
Densidade (um som, muitos sons)
Duração (longo/curto, pausa)
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
3. EIXO INTERCOMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
3.1 Linguagem Oral: Falar e Ouvir OBJETIVOS: 1.Expressar-se verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral, desenvolvendo os recursos da comunicação de forma intencional. 2. Prestar atenção na fala do outro, reproduzindo detalhes significativos.
CONTEÚDOS
Pré II
Articulação de sons e palavras (Consciência Fonológica)
Exposição de ideias (relatos de experiências, fatos, ações, histórias, descrição)
Consistência argumentativa (conquista por meio de gestos e percepções)
Ampliação do vocabulário
Sequência de ideias
Objetividade
Concordância nominal e verbal
Coerência na exposição de ideias
Reprodução oral das ideias veiculadas em textos ouvidos, lidos, fatos do cotidiano, exposição de ideias.
3.2 LINGUAGEM ICONOGRÁFICA E LINGUAGEM ESCRITA OBJETIVOS 1. Compreender a função social da linguagem enquanto um sistema de representação e de comunicação humana construído nas relações sociais; 2. Utilizar a linguagem para representar e comunicar ideias e conhecimentos.
CONTEÚDOS
Pré II
Significado (ideia) da representação
Símbolos convencionais
Desenho
Ideograma
Pictograma
Registro de ideias/significados
Desenho
Linguagem plástica
Tentativas de registro
Cultura escrita (prática de leitura de diferentes gêneros textuais veiculados em diferentes suportes textuais):
Espaços de circulação dos textos (no meio doméstico, rural, urbano e escolar, entre outros).
Espaços institucionais de manutenção, preservação, distribuição e venda de material escrito (bibliotecas, livrarias, bancas etc.)
Formas de aquisição e acesso aos textos (compra, empréstimo e troca de livros, revistas, cadernos de receita etc.)
Diversos suportes da escrita (cartazes, outdoors, livros, revistas,
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
folhetos publicitários, murais escolares, livros escolares, etc.)
Instrumentos e tecnologias utilizados para o registro escrito (lápis, pincel, caneta, cadernos, máquinas de escrever, calculadora, computador, etc.)
Momentos de prática de leitura
Pelo educador leitor
Leitura compartilhada (educador/aluno, aluno/aluno)
Práticas espontâneas de leitura por parte do aluno
3.3 LINGUAGEM PLÁSTICA OBJETIVOS 1.Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as características, propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas diversas de expressão artística; 2.Desenvolver o interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais), ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura; 3. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo a sensibilidade estética, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
CONTEÚDOS
Pré II
Percepção na natureza:
Cor
Forma
Volume
Textura
Luminosidade
Linha
Percepção na produção plástica
Cor
Forma
Volume
Textura
Luminosidade
Linha
Composição plástica
Bidimensional
Tridimensional
Leitura e Interpretação/releitura de obras de arte
Registro de ideias/significados
Colagem
Dobradura
Modelagem
Recorte
Desenho
Pintura
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
GENEROS TEXTUAIS
Legenda:
F = Familiarizar – momento em que será propiciado, ao aluno, o contato e a vivência com textos de diferentes gêneros apenas para percepção. Este é um momento que antecede ao trabalho sistemático.
I = Introduzir – início do trabalho com o gênero, proporcionando reflexões sobre a função social (por que foi produzido), o contexto de produção (quem fala, lugar social dos interlocutores, quando, para quem, por que, em que veículo/suporte está circulando, em que forma de registro), por meio de leitura e interpretação oral e/ou escrita. T/C = Trabalhar/Consolidar - este é o momento de desenvolver um trabalho aprofundado com o gênero selecionado. Para o desenvolvimento sistemático desse trabalho, foi proposta a metodologia da Sequência Didática – SD – que pode organizar-se de acordo com essa ordem: apresentação da situação de interlocução, seleção de um gênero textual, reconhecimento do gênero selecionado (por meio de atividades de pesquisa, de leitura e de análise linguística de texto(s) do gênero), produção (oral ou escrita), revisão e reescrita, circulação dos textos produzidos. Uma vez concluídas essas etapas, entendemos que o trabalho com o gênero foi CONSOLIDADO. Portanto, TRABALHAR/CONSOLIDAR “andam juntos” na metodologia da SD. R = Retomar – acontece quando ocorre a retomada de um gênero que já foi trabalhado em anos ou bimestres anteriores, sem a preocupação de desenvolver todas as atividades previstas numa SD, pois se pressupõe que o aluno já tenha dele se apropriado.
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
Objetivos Específicos
Aspectos Tipológicos
Gêneros Textuais
Pré II
OBJETO DE ENSINO:
1- Reconhecer diferentes gêneros textuais (orais e escritos), compreendendo sua função e uso em diferentes situações sociais.
1.1- Reconhecer os aspectos discursivos do gênero (sócio-histórico-ideológico, tais como: quem produziu, por que, para quem, quando, onde, com que intenção, para qual veículo de circulação, que valores expressam).
Aspecto tipológico predominante: NARRAR Domínio social da comunicação: cultura literária ficcional. Capacidade de linguagem predominante: descrever ações através de criação de intrigas.
Fábulas
F
Contos
F
História em quadrinhos
F
Tirinhas
F
Poemas
F
Lendas
F
Cantigas
I
Quadrinhos
I
Adivinhas
F
Parlendas
F
Provérbios
F
Narrativas
F
Piadas
F
Trava-línguas
I
Histórias Infantis
F
Aspecto tipológico predominante: RELATAR. Domínio social da comunicação: documentação e memorização das ações humanas. Capacidade de linguagem predominante: representação, pelo discurso, de experiências vividas, situadas no tempo e no espaço.
Relato de experiência vivida
F
Relato de experimento
F
Notícia
F
Reportagem
F
E-mail/orkut/MSN/blog
F
Biografia/Autobiografia
F
Carta Familiar
F
Cartão/Folder/Datas comemorativas
F
Convite de aniversário
F
Bilhete
F
Recado (oral)
F
Lembrete
I
Registro de Nascimento
F
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
Aspecto tipológico predominante: ARGUMENTAR. Domínio social da comunicação: discussão de problemas sociais controversos Capacidade de linguagem predominante: sustentação refutação e negociação de tomadas de decisão.
Carta ao leitor
F
Resenha
F
Artigo de opinião
F
Carta de reclamação e solicitação
F
Propaganda/ anúncio publicitário
F
Logotipo/logomarca
I
Rótulo
F
Cartaz
F
Classificado
F
Panfleto
F
Folder
F
Cartoon
F
Charge
F
Aspecto tipológico predominante: EXPOR. Domínio social da comunicação: transmissão e construção de saberes. Capacidade de linguagem predominante: apresentação textual de diferentes formas de saberes.
Seminário
F
Entrevista
F
Placa de sinalização
F
Anotação
F
Resumo Escolar
F
Texto Científico
F
Aspecto tipológico predominante: PRESCREVER AÇÕES. Domínio social da comunicação: instruções e construções. Capacidade de linguagem predominante: injunção pela regulação mútua de comportamentos.
Manual de Instrução
F
Lista
I
Receita culinária
F
Regulamento
F
Regra de jogo
F
Fatura de água, luz, telefone
F
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
4. EIXO CONHECIMENTO DO AMBIENTE FÍSICO, SOCIAL E CULTURAL
OBJETIVOS: 1. Estabelecer relações sociais em diferentes contextos, percebendo as interferências e modificações que ocorrem entre os grupos; 2. Compreender como integrantes do ambiente:o espaço, a paisagem e o lugar no qual está inserido.
CONTEÚDOS
Pré II
Grupo familiar e grupo de amigos
Composição
Características (costumes, alimentação, vestuário, brincadeiras...)
Acontecimentos, casamentos, nascimentos, festas, funerais...)
Grupos étnicos
Identificação
Hábitos culturais (lazer, alimentação, dança, brincadeiras, artesanato...)
Noções de temporalidade (tempo histórico):
Passado, presente, futuro
Estudo do espaço
Exploração
Localização
Orientação espacial: perto/longe, em frente, atrás, aqui, ao lado, entre, dentro/fora, em cima/embaixo, lá
Relações nos diferentes ambientes
Participação/interação
Cooperação/solidariedade
Relações de poder (respeito, liderança, conflitos, agressividade, medo, confiança)
Espaços de convivência/circulação (casa, escola, rua, igreja, clube, praça, hospitais, comércio, outros)
Características
Regras (sinais de trânsito, silêncio e outras ...)
Preservação
Elementos do meio ambiente: água
Importância da água para os seres vivos
Estados físicos
Poluição e cuidados com a água
Elemento do meio ambiente: solo
Importância do solo para os seres vivos
Poluição e cuidados com o solo
Elemento do meio ambiente: ar
Clima: seco/quente, úmido/frio
Importância do ar para os seres vivos
Poluição e cuidados com o ar
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
Elemento do meio ambiente: animais
Identificação
Características
Hábitos de higiene
Prevenção de acidentes
Elemento do meio ambiente: vegetais
Identificação
Características
Prevenção de acidentes
Fenômenos da natureza e consequências
Chuva
Seca
Temporal
Granizo
Geada
Noções de astronomia
Sol: fonte de luz e calor
Claro/escuro (dia/noite)
Alimentos
Origem: animal, vegetal e mineral
Naturais e industrializados
Higiene dos alimentos
Alimentação saudável
Saúde
Hábitos de higiene
Lazer
Prevenção de acidentes
Uso de medicamentos (vacinas, ervas medicinais)
Cuidados com o meio ambiente
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
5. EIXO NOÇÕES LÓGICO-MATEMÁTICAS
OBJETIVOS 1. Explorar as noções matemáticas relativas à quantidade, ao espaço físico e à medida, utilizando a linguagem oral, a linguagem matemática e a linguagem gráfica em situações da realidade social, objetivando a formação de conceitos.
CONTEÚDOS
Pré II
Noções básicas de:
Classificação
Seriação
Conservação
Inclusão
Sequenciação
Comparação
Número e operações
Noções de quantidade:
Quantificadores: um, nenhum, alguns, muito, pouco, tem menos, o que tem mais, tem a mesma quantidade.
Agrupamentos e trocas, utilizando como critério as quantidades (conceito de reversibilidade).
Comparação entre quantidades (o que tem a mesma quantidade, o que tem a mais, o que tem a menos).
Leitura de numerais e registro de quantidades (por desenhos).
Relações entre as quantidades
Operação adição, explorando as ideias de acrescentar, juntar quantidades para formar uma quantidade maior em situações problemas
Operação subtração com a ideia de comparar, completar e tirar uma quantidade de outra, em situações problemas
Operação multiplicação com as ideias de juntar quantidades iguais e possibilidades de combinação, em situações problemas
Operação divisão com as ideias subtrativa e repartitiva, em situações problemas
Função social dos números
Utilização de símbolos
Símbolos numéricos e nomenclatura própria no cotidiano da criança.
Principais funções do número: contar, codificar, medir, e ordenar.
Medidas
Dimensão
Arbitrárias (palmo, pé, braço)
Comprido/curto, alto/baixo, mesma altura, mesmo, tamanho, grande/pequeno, maior/menor, alto/baixo, largo/estreito/grosso/ fino, mesma altura, mesmo tamanho.
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II
Medidas padrão (metro) como necessidade
Capacidade
Noções de cheio/vazio, o que tem mais/o que tem menos, metade, pouco/muito,
Arbitrárias (colher, concha, copo, xícara),
Medida padrão (litro) como necessidade
Massa
Medida padrão (grama) como necessidade
Noções de: leve/pesado, mais leve, mais pesado.
Medidas arbitrárias (pitada, xícara, punhado, colher, concha).
Valor
Caro e barato
Cédulas e moedas
Tempo
Antes, agora, depois, cedo e tarde, lento e rápido, depressa e devagar.
Duração e sucessão (organização da rotina)
Medida padrão (hora) como necessidade
Lógicas temporais
Dia/noite, ontem/hoje; amanhã, tarde, semana, mês, ano
Temperatura
Quente, frio e gelado
Posição
Dentro, fora (no plano e no espaço) embaixo, em cima, atrás de, na frente de, ao lado de, primeiro, último e entre de frente, de costas, acima, abaixo, à direita, à esquerda, aberta/fechada.
Direção e sentido
Para cima, para baixo, para o lado, para frente, para trás, para a direita, para a esquerda, uma volta, meia volta.
Noções de geometria
Relação espacial
Perto de, mais baixo que, na frente de, atrás de, ao lado de, à direita de, à esquerda de.
Semelhanças e diferenças entre os objetos culturais e as formas encontradas na natureza
Sólidos geométricos (tridimensional)
Possibilidades de: empilhar, desempilhar, encaixar, desencaixar, enfileirar, encher, esvaziar.
Classificação de acordo com a superfície plana (não rolam) e curva (que rolam).
Figuras planas (bidimensional)
Características
Classificação (triângulo, retângulo, quadrado, círculo)
Tratamento de Informações
Função social de tabelas e gráficos.
Construção e interpretação de tabelas e gráficos do cotidiano
CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ II

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