CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ASPECTOS TIPOLÓGICOS
GÊNEROS TEXTUAIS
3º ANO
OBJETO DE ENSINO:
1- Reconhecer diferentes gêneros textuais (orais e escritos), compreendendo sua função e uso em diferentes situações sociais.
1.1- Reconhecer os aspectos discursivos do gênero (sócio-histórico-ideológico, tais como: quem produziu, por que, para quem, quando, onde, com que intenção, para qual veículo de circulação, que valores expressam).
Aspecto tipológico predominante: NARRAR Domínio social da comunicação: cultura literária ficcional. Capacidade de linguagem predominante: descrever ações através de criação de intrigas.
Fábulas
I
Contos
T/C
História em quadrinhos
I
Tirinhas
F
Poemas
F
Lendas
F
Cantigas
-
Quadrinhos
-
Adivinhas
R
Parlendas
R
Provérbios
I
Narrativas
F
Piadas
F
Trava-línguas
-
Histórias Infantis
F
Aspecto tipológico predominante: RELATAR. Domínio social da comunicação: documentação e memorização das ações humanas. Capacidade de linguagem predominante: representação, pelo discurso, de experiências vividas, situadas no tempo e no espaço.
Relato de experiência vivida
T/C
Relato de experimento
T/C
Notícia
I
Reportagem
F
E-mail/orkut/MSN/blog
F
Biografia/Autobiografia
F
Carta Familiar
F
Cartão/Folder/Datas comemorativas
T/C
Convite de aniversário
R
Bilhete
R
Recado (oral)
R
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
Lembrete
-
Registro de Nascimento
T/C
Aspecto tipológico predominante: ARGUMENTAR. Domínio social da comunicação: discussão de problemas sociais controversos Capacidade de linguagem predominante: sustentação refutação e negociação de tomadas de decisão.
Carta ao leitor
F
Resenha
F
Artigo de opinião
F
Carta de reclamação e solicitação
F
Propaganda/ anúncio publicitário
I
Logotipo/logomarca
-
Rótulo
R
Cartaz
I
Classificado
T/C
Panfleto
I
Folder
F
Cartoon
F
Charge
F
Aspecto tipológico predominante: EXPOR. Domínio social da comunicação: transmissão e construção de saberes. Capacidade de linguagem predominante: apresentação textual de diferentes formas de saberes.
Seminário
F
Entrevista
F
Placa de sinalização
T/C
Anotação
F
Resumo Escolar
F
Texto Científico
F
Aspecto tipológico predominante: PRESCREVER AÇÕES. Domínio social da comunicação: instruções e construções. Capacidade de linguagem predominante: injunção pela regulação mútua de comportamentos.
Manual de Instrução
F
Lista
-
Receita culinária
R
Regulamento
F
Regra de jogo
F
Fatura de água, luz, telefone
F
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
EIXOS
CONTEÚDOS CURRICULARES
3º ANO
1- Propiciar situações de contato, familiarização, vivência e conhecimento de diferentes modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
CULTURA DA ESCRITA
1.1- Reconhecimento de espaços de circulação dos textos (no meio doméstico, urbano e escolar, dentre outros);
I/T/C
1.2- Reconhecimento de espaços de manutenção, preservação, distribuição e venda de material escrito (bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, livrarias, bancas de jornais e revistas, sebos, supermercados, farmácias, etc.)
I/T/C
1.3- Reconhecimento de formas de aquisição e acesso aos textos (compra, doação, empréstimo e troca de livros, assinatura de jornais e revistas, organização de cadernos de receita, etc.);
I/T/C
1.4- Reconhecimento de contexto de uso e espaço de circulação de diferentes suportes de textos escritos (listas telefônicas, crachás, agendas, diários, embalagens, cartazes, outdoors, pára-choque de caminhão, livros sem ilustrações, livros de literatura infantil, jornais, revistas, folhetos publicitários, almanaques, enciclopédias, dicionários, murais escolares, folders, livros etc.)
I/T/C
1.5 Reconhecimento de instrumentos e tecnologias utilizados para o registro (lápis, giz, caneta, pincéis, lousas, cadernos, blocos de escrever, folha de sulfite, máquinas de escrever, computadores, etc.)
I/T/C
1.6 Uso adequado dos objetos de escrita presentes no cotidiano escolar:
a) saber manusear livros didáticos e de literatura infantil;
b) usar de maneira adequada os cadernos;
c) saber segurar e manipular lápis de escrever, lápis de colorir, a borracha, a régua, o apontador, a caneta;
d) saber sentar corretamente na arteira para ler e escrever;
e) cuidar dos materiais escolares.
I/T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
2- Ler diferentes textos do mesmo gênero, produzindo significados a partir de elementos contextualizadores e das sequências discursivas que determinam a sua tipologia e das marcas linguísticas que os caracterizam.
LEITURA
2.1 Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros textuais, veiculados em diferentes suportes textuais:
a) momentos desencadeados pelo professor;
b) momentos de leitura compartilhada com participação do aluno (professor-aluno; aluno-aluno);
c) momentos de tentativas de leitura por parte do aluno (recorrendo ao suporte do texto escrito para identificar a finalidade e função da leitura, bem como possibilidades de significação do texto)
d) Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
R
2.2 Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
-
2.3 Conhecimento da direção convencional da leitura.
T/C
2.4 Interpretação de formas variadas de representação (mímica, dramatização, desenho, pintura, esculturas, número etc.), a partir do gênero trabalhado.
R
2.5 Leitura com fluência, entonação e ritmo.
T/C
2.6 Estrutura da narração
T/C
2.7 Estrutura do relato
T/C
2.8 Estrutura da argumentação
T/C
2.9 Estrutura da exposição / explicação
T/C
2.10 Estrutura da descrição
T/C
2.11 Estrutura da injunção
T/C
2.12 Reconhecimento da função e do valor semântico das palavras e dos elementos gramaticais no texto (adjetivos, substantivos, verbos, pronomes, conjunções, advérbios, etc.).
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
3- Propiciar o trabalho com diferentes gêneros da oralidade, atentando para diferentes situações sociais em que eles ocorrem, os interlocutores envolvidos, o suporte em que são veiculados, o formato e a variedade linguística empregada.
ORALIDADE
3.1 Contexto de produção.
T/C
3.2 veículo de circulação.
T/C
3.3 Características de gêneros orais.
T/C
3.4 Oralidade e variação linguística.
T/C
4- Compreender e utilizar o sistema de escrita alfabética do português.
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTIC
4.1 Reconhecimento das relações entre fonemas e grafemas, de sua junção na formação de sílabas (leitura decodificação), para a organização global de palavras, veiculando sentidos.
R
4.2 Distinção entre os símbolos da escrita e outros grafismos (desenho, logotipo, número, etc.), reconhecendo sua lógica de funcionamento.
R
4.3 Reconhecimento das letras do alfabeto como sistema de representação gráfica dos sinais sonoros produzidos na linguagem oral (valor fonético fixo, posicional e arbitrário).
-
4.4 Conhecimento da direção convencional da escrita.
-
4.5 Categorização gráfica (diferentes formas de traçar a letra, exercendo a mesma função na palavra), e categorização funcional das letras (arbitrariedade do sistema da escrita).
R
4.6 Distinção entre letras e notações léxicas (acentos, til, trema, apóstrofo, cedilha, hífen).
R
4.7 Utilização das letras do alfabeto nas tentativas de escrita, com compreensão do princípio alfabético da língua.
R
4.8 Distinção entre letras e sílabas e consequente segmentação das palavras em final de linha, reconhecendo as sílabas (com uma, duas ou mais letras) e seu valor fonético.
R
4.9 Identificação de novas palavras resultantes de trocas de sílaba, acréscimo ou supressão de letras numa palavra.
R
4.10 Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia).
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
5- Produzir textos, orais e escritos, tendo em vista o gênero trabalhado, o interlocutor, o suporte e seu veículo de circulação.
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
5.1-Produção (oral ou escrita) de texto, considerando o gênero trabalhado, o interlocutor, o contexto de produção, o suporte (instrumento que carrega o texto – cartolina, envelope, papel sulfite etc.), seu veículo de circulação (mural, revista, jornal etc.) e sua função social.
T/C
5.2- Escolha de vocabulário adequado às circunstâncias da interação.
T/C
6- Revisar o texto (oral ou escrito) produzido, considerando os aspectos contextuais, textuais, gramaticais e ortográficos.
ANÁLISE LINGUÍSTICA
6.1 Quanto ao gênero e à situação de produção: 6.1.1. Adequação à necessidade de interação estabelecida (Quem? p/ quem? O quê? Quando? Onde? – contexto de produção).
T/C
6.1.2 Adequação à esfera de circulação.
T/C
6.1.3 Adequação ao suporte físico de circulação.
T/C
6.1.4 Adequação ao tema.
T/C
6.1.5 Adequação ao formato do gênero.
T/C
6.1.6 Expressão do domínio da capacidade de linguagem que o gênero requer (narrar, relatar, argumentar, expor ou descrever ações).
T/C
6.2 Quanto ao texto: 6. 2.1 Clareza / coerência:
T/C
6. 2.1.1 Progressão.
T/C
6. 2.1.2 Grau de informatividade.
T/C
6. 2.1.3 Ideias não-contraditórias.
T/C
6. 2.2 Uso dos mecanismos de coesão:
6. 2.2.1 Referencial
T/C
6. 2.2.2 Sequencial
T/C
6. 2.3 Adequação à variedade linguística selecionada.
T/C
6.2.4 Emprego dos circunstanciadores de tempo/lugar/modo etc. em textos predominantemente narrativos.
T/C
6.2.5 Emprego dos verbos (modo/tempo).
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
6.2.6 Emprego da concordância verbal.
T/C
6. 2.7 Emprego da concordância nominal.
T/C
6.2.8 Adequação vocabular.
T/C
6.2.9 Emprego da pontuação.
T/C
6.2.10 Emprego do discurso direto.
T/C
6.2.11 Emprego do discurso indireto.
T/C
6.2.12 Emprego da paragrafação.
T/C
6.3 Quanto aos aspectos ortográficos:
6.3.1 Emprego de palavras com sílabas canônicas (simples = consoante + vogal)?
R
6.3.2 Emprego de palavras com sílabas complexas.
T/C
6.3.3 Uso do traçado legível.
T/C
6.3.4 Atendimento às orientações da escrita (de cima para baixo, da esquerda para a direita)?
T/C
6.3.5 Emprego da segmentação entre as palavras (espaço em branco entre uma palavra e outra)?
T/C
6.3.8 Emprego adequado das letras com correspondência biunívoca (sonora única); ex.: p, t, d, f, b?
T/C
6.3.9 Emprego adequado das letras com correspondência cruzada ou arbitrária (mais de uma correspondência sonora); ex.: c, g, s?
T/C
6.3.10 Distinção entre letras e outros sinais gráficos (números, acentos, sinais de pontuação, desenhos etc.).
R
6.3.11 Disposição adequada da escrita no papel.
T/C
6.3.12 Emprego adequado de letras maiúsculas.
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
7- Divulgar textos produzidos, de acordo com o gênero textual selecionado, o(s) interlocutor(es), o suporte e o veículo de circulação, a fim de garantir a função social da escrita.
CIRCULAÇÃO DO GÊNERO
7.1 Divulgação do texto produzido, conforme estabelecido na situação de produção.
T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
MATEMÁTICA NÚMEROS E OPERAÇÕES
Função Social do número.
Agrupamentos e trocas nas diferentes bases e base 10.
Sistema de numeração decimal.
Valor posicional: unidade, dezena e centena; registro de quantidades; leitura e escrita de numerais cardinais até 999.
Números ordinais usuais.
Composição e decomposição de números.
Seriação: sucessor, antecessor; ordem crescente e decrescente; pares e ímpares.
Possibilidades.
Histórico dos números: breve introdução à numeração romana e egípcia para a comparação com a numeração indo-arábica.
Operações: adição (ideia de juntar e acrescentar), subtração (ideia subtrativa, aditiva e comparativa), multiplicação (idéia de área, adição de parcelas iguais e raciocínio combinatório) e divisão (idéia repartitiva e de medida);
Utilização de algoritmos.
Significado de número fracionário.
Relação das partes com o todo e o todo com as partes (meio, terço, quarto...).
Significado de número decimal.
Relação entre decimais e frações (meio = metade = dois quartos).
Equivalência e operações.
Cálculo mental e estimativa.
GEOMETRIA
Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais: rua, bairro, cidade.
Comparação entre as formas geométricas encontradas na natureza e os objetos construídos pelo homem.
Classificação dos sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos.
Identificação de esferas, cones, cilindros, prismas e pirâmides.
Identificação e classificação das figuras planas (círculos, triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos...).
Composição e decomposição de figuras planas.
Significado de ângulo, simetria e escala.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
MEDIDAS TEMPO:
Duração e sequência temporal (hora e minuto; semana, quinzena, mês, bimestre, trimestre, semestre e ano).
VALOR:
Função social do sistema monetário.
Identificação e utilização de cédulas e moedas.
Composição e decomposição de valores.
Leitura e escrita de valores monetários.
COMPRIMENTO:
Conceito de tamanho, distância, largura, altura, comprimento, espessura e utilização de medidas arbitrárias (palmo, pé, passos, entre outros) e da medida padrão (metro e centímetro).
MASSA:
Utilização de medidas arbitrárias (canecos, caixas, pitadas, conchas, entre outras) e da medida padrão (quilograma e grama).
CAPACIDADE:
Utilização de medidas arbitrárias (copo, colher, garrafa, xícara) e da medida padrão (litro e mililitro).
TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES
Coleta e organização de dados em tabelas.
Esboço de gráficos, com uso de legendas.
Leitura e interpretação de diferentes gráficos.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
CIÊNCIAS EIXO: NOÇÕES DE ASTRONOMIA SOL E TERRA ● Fonte de calor – Aquecimento da Terra: - efeito estufa como condição de vida; - potencialização do efeito estufa-poluição. ● Referencial do movimento do planeta Terra: - rotação: dia / noite; - translação – estações do ano; - direções cardeais – orientação. EIXO: TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA E DA ENERGIA Ecossistema - relações de interdependência (sol, água, solo, ar, seres vivos): ● Água e o ecossistema: - nascentes, rios, lagos, mares, oceanos; - ciclo da água: transpiração, respiração, sudação, excreção, evaporação, resfriamento; - água: solvente universal; - usos da água; - recursos energéticos, utilização da água para a sobrevivência do homem e melhoria da qualidade de vida; - hidrelétricas, monjolos, rodas d’água, sistemas hidraúlicos, dentre outros. ● Água, solo e ecossistema: - Propriedades da água - infiltração – lençóis d’água, evaporação. ● Água, ar e ecossistema: - umidade do ar; - regime de chuvas: normal, enchente e seca; - alterações e mudanças ambientais (desmatamento, represamentos, adensamento de cidades, monoculturas. ● Solo e o ecossistema: - aquecimento do solo – importância: - para os seres vivos; - para a água;
- para o ar (formação do vento).
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
- solo, ar e ecossistema: - formação do solo; - tipos de solo; - aerificação do solo, importância para os seres vivos – respiração; - modificação da formação do relevo – a erosão eólica; - seres vivos: adaptações ao ambiente terrestre; - conservação do solo. Exploração do solo: - habitação; - produção de alimentos; - implicações do manuseio não controlado. Ex: desmatamento, monocultura, desertificação. - fonte de recursos energéticos. ● Ar e ecossistema: - atmosfera: condição para a sobrevivência dos seres vivos; - ar atmosférico: composição e principais gases: oxigênio, gás carbônico, nitrogênio, hidrogênio; - vapor d’água, poluentes; - formação do vento (aquecimento, resfriamento, dilatação); - noções de pressão atmosférica e peso; - recurso energético – energia eólica. EIXO: SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA Saúde do homem e do ambiente: ● Efeitos da radiação do sol: - queimaduras, insolação, câncer de pele, necessidades de auxílio profissional médico; - clima e trabalho: cuidados adequados a cada modalidade de trabalho; - vestimentas adequadas; - utilização de proteção adequada. ● Poluição e contaminação da água – agentes principais – implicações gerais: - saneamento básico; - tratamento da água; - uso de produtos considerados venenosos: formol, herbicidas, inseticidas, fungicidas, desinfetantes, detergentes, xampus. ● Poluição e contaminação do solo – agentes principais – implicações gerais:
- uso de venenos: herbicidas, inseticidas, fungicidas, desinfetantes e outros;
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
- contaminação com dejetos humanos. - origem e destino dos “lixos”: * consumismo x reduzir, reutilizar, reciclar. ● Poluição e contaminação do ar – agentes principais – implicações gerais: - principais poluentes: resíduos de aerossóis, fumaça de indústrias, de carros, de queimadas; - condições para o controle do ar. ● Educação sexual: - higiene dos órgãos sexuais e doenças que afetam esses órgãos.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
HISTÓRIA
VIDATRABALHORELAÇÕES SOCIAIS E DE PODERHISTÓRIAFormas de propriedade no mundo do trabalho:referências entre o público e o privadoAs condições de trabalhosaúde, moradia e lazer dostrabalhadores: semelhançase diferenças, passado epresenteCondições de vida dostrabalhadores rurais eurbanos: semelhançase diferençasAs condições detrabalhoOrganização da produção: oque, quem, como, para que,para quem se produzMudanças dos papéissociais dos indivíduosnos diferentes contextossociaisOs diferentes papéis nomundo do trabalho: passadoe presenteO trabalho ontem e hojeA família e sua condiçãosócio econômica:passado/presente, oprocesso de mudança(permanência e mudança)A vida como pressupostofundamentalA vida dos vegetais e dos animaisA vida humana em sua especificidadeO trabalho enquantoespecificidade humanaDiferentes formas detrabalho e organizaçãoPermanências e mudanças na forma de produçãoA escola enquanto espaço de produção e organizaçãoA família enquanto espaçode produção e organização
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
GEOGRAFIA
EIXO 1 Formação de conceitos de espaço e tempo
EIXO 2 Representação do espaço e domínio da territorialidade
EIXO 3 Relações sociais e de produção presentes no espaço local
EIXO 4 Produção e transformações sócio-históricas dos espaços
Noções de Espaço
Orientação e Localização
Introduzir /aprofundar
Centralização e descentralização: lateralidade: direita esquerda - inclusão/continuidade – vizinhança, separação, ordem/sucessão, envolvimento e continuidade.
O espaço local – lugar em que vive (bairro/localidade)
Consolidar
Direções cardeais
a) a partir do corpo como referência: perto/longe; dentro/fora; acima/abaixo/ao lado; b) a partir do lugar que ocupa na sala de aula, na escola, na sua casa, no bairro; c) a partir de outros pontos de referência no caminho casa/escola e do bairro;
O bairro como local de referência em relação a outros bairros e ao centro;
O local, na cidade/município, no estado, no país e no mundo.
Noções de Tempo: Introduzir
.Contextualização temporal dos espaços/fenômenos (inserção histórica dos espaços produzidos – escola bairro, cidade);
Aprofundar
Aplicação dos conceitos de tempo: linha de tempo da escola, do bairro, da cidade.
Introduzir
Visão lateral e vertical, do tridimensional para o bidimensional; maquetes.
Construção de Legenda,
Noções de proporção e de escala:1
Representação proporcional da escola, do quarteirão, do bairro;
Os espaços de circulação no bairro – ruas, avenidas, praças - meios de transportes.
Consolidar
Construção da Plantas baixas do local
Uso da planta baixa/mapa da cidade/município e do bairro/localidade.
Representações dos espaços da escola, bairro/localidade, cidade: antes, durante, depois, passado presente/futuro;
Introduzir Oralidade e narrativa histórica. (Permanências e mudanças)
Modificações no bairro
Características físicas do bairro - relevo, hidrografia, vegetação natural/plantada.
Tipos de trabalho presentes nos diversos espaços do quarteirão/ bairro;
O tempo e o trabalho do meio rural e meio urbano (comércio/indústria/serviços);
Introduzir Oralidade
Atividades econômicas do bairro/vila/localidade: comércio, hortifrutigranjeiros, indústria, serviços;
Características, funções e forma dos espaços do bairro (comercial, residencial, industrial);
Função do bairro na cidade – interdependência entre bairros e centro;
Infra-estrutura (luz, água, serviços de saúde, comunicações e educação);
Áreas verdes – áreas de lazer, espaço de circulação;
Transformações e qualidade de vida – questão ambiental no bairro/localidade e cidade/município.
1 Articular o conteúdo com Matemática (geometria) significado de escala.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
ED. FÍSICA
CONTEÚDOS PERMANENTES: 1- Percepção 2- Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação 3- Alongamento e descontração
ATITUDES PERMANENTES: Cooperação
EIXOS
CONTEÚDOS
TEMAS
OBJETIVOS
JOGOS
Jogos de corrida variada
Contrastes: longe/perto, rápido/lento; Estrutura: convergir/divergir e perseguir/escapar.
Correr em diferentes direções, sentidos, velocidades, ora fugindo, ora perseguindo e retornando.
Jogos em linha
Contrastes: para frente/para trás, direita/esquerda; Estruturas: deslocamento do educando e do material; deslocamento do educando e material imóvel; deslocamento apenas do material; Referência: direção e sentidos.
Deslocar-se no espaço, percebendo a direção e o sentido, com e sem o uso de materiais.
Jogos em círculo
Contrastes: dentro/fora, centro/perímetro; Estruturas: grandes círculos e pequenos círculos.
Apropriar-se de um espaço delimitado, que exige manutenção desse espaço no decorrer da atividade (que é o círculo).
GINÁSTICA
Rolamento corporal
Para frente grupado (iniciar e finalizar);
Para trás (iniciar e finalizar).
Realizar o rolamento corporal, seguindo uma direção, iniciando e finalizando o movimento. Acréscimo de variações e dificuldades nos rolamentos
Capacidades físicas
Força
Velocidade
Resistência
Flexibilidade
Habilidade motora
Aplicar as capacidades físicas.
RITMO E EXPRESSIVIDADE
Expressão corporal
Imitação
Dramatização
Mímica
Representar papéis, através da imitação, dramatização e mímica.
Fundamentos rítmicos
Ritmo
Contagem do tempo musical
Associação do ritmo e movimento, sem e com deslocamento.
Explorar diferentes ritmos, identificando as batidas fortes da música e realizando a contagem do tempo musical; Associar movimentos ao ritmo proposto.
CULTURA CORPORAL E SAÚDE
Conhecimento do corpo
Batimento cardíaco
Suor
Respiração (inspiração e expiração)
Respiração diafragmal
Realizar atividades que proporcionem o contato e conhecimento do seu corpo, como órgãos e funções. Perceber as alterações provocadas pela atividade física.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
ARTE
ARTES VISUAIS
ELEMENTOS FORMAIS
Linha
Posição: horizontal e vertical, diagonal.
Tipos: retas, curvas, sinuosas e mistas.
Forma
Proporção: tamanho.
Posição: longe/perto, embaixo/em cima, central/lateral.
Formas geométricas.
Cor
Identificação.
Escala tonal: claro/escuro.
Primárias e secundárias.
Monocromia/policromia.
Volume
Pontos de vista: frontal e perfil.
Sobreposição e justaposição.
Claro/escuro.
Textura
Naturais e artificiais.
COMPOSIÇÃO
Bidimensional e tridimensional.
Repetição: alternância, equilíbrio, ritmo, proporção e deformação.
GÊNEROS/TEMAS
Paisagem.
Retrato e autorretrato.
Natureza morta.
Cenas oníricas.
TEATRO
ELEMENTOS FORMAIS
Personagem
Expressão facial, corporal e gestual.
Máscara, maquiagem e figurino.
Espaço Cênico
Caixas de representação.
Alternativo: sala de aula, pátio, em roda, sala de aula: parede (sombra), palco.
Texto: improvisação, adaptação.
COMPOSIÇÃO
Representação: mímica, fantoches, jogos teatrais, sombras, peça teatral.
Sonoplastia: improvisação, adaptação.
Cenografia: cenário, adereços de cena.
Ritmo.
GÊNEROS/TEMAS
Lendas/contos/fábulas/parlendas.
Poesia.
Piada.
Comédia, sátira, drama.
DANÇA
ELEMENTOS FORMAIS
Corpo
Movimento: corpo inteiro, partes, articulações, superfícies.
Parado: simetria, assimetria, volume, largura, curva, torções, angulações.
Em relação à fluência: sucessivos e simultâneos.
Espaço
Espaço pessoal – níveis alto, médio e baixo.
Espaço pessoal - planos: horizontal (largura e profundidade), frontal (altura e largura) e roda (altura e profundidade).
Espaço pessoal - direções e distância (perto/longe).
Progressões (caminhos delineados pelo corpo).
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
Projeções (prolongamento dos movimentos por meio do olhar ou das extremidades do corpo).
Formas (traçado marcado pelas formas retas ou curvas do corpo no espaço).
Tensões espaciais - espaço vazio entre as partes.
Dinâmicas e Ritmo
Fluência: livre/controlada.
Espaço: direto/indireto.
Tempo: rápido/lento.
Peso: firme e leve.
Relacionamentos
Pessoas: duos, trios, quartetos, entre outros.
Proximidade: aproximação, distanciamento, contato, entrelaçamento, entre outros
Em relação: ao ambiente, às outras pessoas, aos objetos, às partes do corpo.
Ações
Locomoção: saltar, girar, torcer, gestos, silêncio do corpo.
Ao espaço: subir, descer, abrir, fechar, avanços, retornos.
Som
Articulação som e movimento.
COMPOSIÇÃO
Coreografia
GÊNERO/TEMAS
Folclóricas, regionais, indígenas, africanas.
MÚSICA
ELEMENTOS FORMAIS
Altura
Agudo/grave.
Duração
Ruídos e silêncio (pausa)/som.
Curtos /longos.
Timbre
Da natureza e produzidos.
Intensidade
Força: forte/fraco.
Artificial (modificação da intensidade original).
Densidade.
COMPOSIÇÃO
Fonte sonora: natureza, voz, instrumentos, alternativos.
Ritmo.
Harmonia.
GÊNEROS/TEMA
Cantigas de roda, MPB, Canções Folclóricas, Canção de ninar, samba, indígena, africana.
Música instrumental (piano, violão, entre outros) e orquestral.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 3º ANO
INCENTIVO À LEITURA
CONTEÚDOS CURRICULARES
3º ANO
2.1 Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros textuais, veiculados em diferentes suportes textuais:
a) momentos desencadeados pelo professor;
b) momentos de leitura compartilhada com participação do aluno (professor-aluno; aluno-aluno);
c) momentos de tentativas de leitura por parte do aluno (recorrendo ao suporte do texto escrito para identificar a finalidade e função da leitura, bem como possibilidades de significação do texto)
d) Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
R
2.2 Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
-
2.3 Conhecimento da direção convencional da leitura.
T/C
2.4 Interpretação de formas variadas de representação (mímica, dramatização, desenho, pintura, esculturas, número etc.), a partir do gênero trabalhado.
R
2.5 Leitura com fluência, entonação e ritmo.
T/C
2.6 Estrutura da narração
T/C
2.7 Estrutura do relato
T/C
2.8 Estrutura da argumentação
T/C
2.9 Estrutura da exposição / explicação
T/C
2.10 Estrutura da descrição
T/C
2.11 Estrutura da injunção
T/C
2.12 Reconhecimento da função e do valor semântico das palavras e dos elementos gramaticais no texto (adjetivos, substantivos, verbos, pronomes, conjunções, advérbios, etc.).
T/C
DIVERSIDADE Proposta sendo elaborada pela equipe da SMED juntamente com coordenadores escolares. EDUCAÇÃO AMBIENTAL Proposta sendo elaborada pela equipe da SMED juntamente com coordenadores escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário