Bem vindos

"A ALEGRIA NÃO CHEGA APENAS NO ENCONTRO DO ACHADO, MAS FAZ PARTE DO PROCESSO DA BUSCA. E ENSINAR E APRENDER NÃO PODE DAR-SE FORA DA PROCURA, FORA DA BONITEZA E DA ALEGRIA."


PAULO FREIRE.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
Legenda:
F = Familiarizar – momento em que será propiciado, ao aluno, o contato e a vivência com textos de diferentes gêneros apenas para percepção. Este é um momento que antecede ao trabalho sistemático.
I = Introduzir – início do trabalho com o gênero, proporcionando reflexões sobre a função social (por que foi produzido), o contexto de produção (quem fala, lugar social dos interlocutores, quando, para quem, por que, em que veículo/suporte está circulando, em que forma de registro), por meio de leitura e interpretação oral e/ou escrita. T/C = Trabalhar/Consolidar - este é o momento de desenvolver um trabalho aprofundado com o gênero selecionado. Para o desenvolvimento sistemático desse trabalho, foi proposta a metodologia da Sequência Didática – SD – que pode organizar-se de acordo com essa ordem: apresentação da situação de interlocução, seleção de um gênero textual, reconhecimento do gênero selecionado (por meio de atividades de pesquisa, de leitura e de análise linguística de texto(s) do gênero), produção (oral ou escrita), revisão e reescrita, circulação dos textos produzidos. Uma vez concluídas essas etapas, entendemos que o trabalho com o gênero foi CONSOLIDADO. Portanto, TRABALHAR/CONSOLIDAR “andam juntos” na metodologia da SD. R = Retomar – acontece quando ocorre a retomada de um gênero que já foi trabalhado em anos ou bimestres anteriores, sem a preocupação de desenvolver todas as atividades previstas numa SD, pois se pressupõe que o aluno já tenha dele se apropriado.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ASPECTOS TIPOLÓGICOS
GÊNEROS TEXTUAIS
1º ANO
OBJETO DE ENSINO:
1- Reconhecer diferentes gêneros textuais (orais e escritos), compreendendo sua função e uso em diferentes situações sociais.
1.1- Reconhecer os aspectos discursivos do gênero (sócio-histórico-ideológico, tais como: quem produziu, por que, para quem, quando, onde, com que intenção, para qual veículo de circulação, que valores expressam).
Aspecto tipológico predominante: NARRAR Domínio social da comunicação: cultura literária ficcional. Capacidade de linguagem predominante: descrever ações através de criação de intrigas.
Fábulas
F
Contos
F
História em quadrinhos
F
Tirinhas
F
Poemas
F
Lendas
F
Cantigas
T/C
Quadrinhos
T/C
Adivinhas
I
Parlendas
I
Provérbios
F
Narrativas
F
Piadas
F
Trava-línguas
T/C
Histórias Infantis
F
Aspecto tipológico predominante: RELATAR. Domínio social da comunicação: documentação e memorização das ações humanas. Capacidade de linguagem predominante: representação, pelo discurso, de experiências vividas, situadas no tempo e no espaço.
Relato de experiência vivida
F
Relato de experimento
F
Notícia
F
Reportagem
F
E-mail/orkut/MSN/blog
F
Biografia/Autobiografia
F
Carta Familiar
F
Cartão/Folder/Datas comemorativas
F
Convite de aniversário
I
Bilhete
I
Recado (oral)
I
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
Lembrete
T/C
Registro de Nascimento
F
Aspecto tipológico predominante: ARGUMENTAR. Domínio social da comunicação: discussão de problemas sociais controversos Capacidade de linguagem predominante: sustentação refutação e negociação de tomadas de decisão.
Carta ao leitor
F
Resenha
F
Artigo de opinião
F
Carta de reclamação e solicitação
F
Propaganda/ anúncio publicitário
F
Logotipo/logomarca
T/C
Rótulo
I
Cartaz
F
Classificado
F
Panfleto
F
Folder
F
Cartoon
F
Charge
F
Aspecto tipológico predominante: EXPOR. Domínio social da comunicação: transmissão e construção de saberes. Capacidade de linguagem predominante: apresentação textual de diferentes formas de saberes.
Seminário
F
Entrevista
F
Placa de sinalização
F
Anotação
F
Resumo Escolar
F
Texto Científico
F
Aspecto tipológico predominante: PRESCREVER AÇÕES. Domínio social da comunicação: instruções e construções. Capacidade de linguagem predominante: injunção pela regulação mútua de comportamentos.
Manual de Instrução
F
Lista
T/C
Receita culinária
I
Regulamento
F
Regra de jogo
F
Fatura de água, luz, telefone
F
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
EIXOS
CONTEÚDOS CURRICULARES
1º ANO
1- Propiciar situações de contato, familiarização, vivência e conhecimento de diferentes modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
CULTURA DA ESCRITA
1.1- Reconhecimento de espaços de circulação dos textos (no meio doméstico, urbano e escolar, dentre outros);
I/T/C
1.2- Reconhecimento de espaços de manutenção, preservação, distribuição e venda de material escrito (bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, livrarias, bancas de jornais e revistas, sebos, supermercados, farmácias, etc.)
I/T/C
1.3- Reconhecimento de formas de aquisição e acesso aos textos (compra, doação, empréstimo e troca de livros, assinatura de jornais e revistas, organização de cadernos de receita, etc.);
I/T/C
1.4- Reconhecimento de contexto de uso e espaço de circulação de diferentes suportes de textos escritos (listas telefônicas, crachás, agendas, diários, embalagens, cartazes, outdoors, pára-choque de caminhão, livros sem ilustrações, livros de literatura infantil, jornais, revistas, folhetos publicitários, almanaques, enciclopédias, dicionários, murais escolares, folders, livros etc.)
I/T/C
1.5 Reconhecimento de instrumentos e tecnologias utilizados para o registro (lápis, giz, caneta, pincéis, lousas, cadernos, blocos de escrever, folha de sulfite, máquinas de escrever, computadores, etc.)
I/T/C
1.6 Uso adequado dos objetos de escrita presentes no cotidiano escolar:
a) saber manusear livros didáticos e de literatura infantil;
b) usar de maneira adequada os cadernos;
c) saber segurar e manipular lápis de escrever, lápis de colorir, a borracha, a régua, o apontador, a caneta;
d) saber sentar corretamente na arteira para ler e escrever;
e) cuidar dos materiais escolares.
I/T/C
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
2- Ler diferentes textos do mesmo gênero, produzindo significados a partir de elementos contextualizadores e das sequências discursivas que determinam a sua tipologia e das marcas linguísticas que os caracterizam.
LEITURA
2.1 Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros textuais, veiculados em diferentes suportes textuais:
a) momentos desencadeados pelo professor;
b) momentos de leitura compartilhada com participação do aluno (professor-aluno; aluno-aluno);
c) momentos de tentativas de leitura por parte do aluno (recorrendo ao suporte do texto escrito para identificar a finalidade e função da leitura, bem como possibilidades de significação do texto)
d) Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
I/T/C
2.2 Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
I/T/C
2.3 Conhecimento da direção convencional da leitura.
F
2.4 Interpretação de formas variadas de representação (mímica, dramatização, desenho, pintura, esculturas, número etc.), a partir do gênero trabalhado.
I/T
2.5 Leitura com fluência, entonação e ritmo.
I
2.6 Estrutura da narração
F
2.7 Estrutura do relato
I
2.8 Estrutura da argumentação
I/T/C
2.9 Estrutura da exposição / explicação
IT/C
2.10 Estrutura da descrição
I
2.11 Estrutura da injunção
I
2.12 Reconhecimento da função e do valor semântico das palavras e dos elementos gramaticais no texto (adjetivos, substantivos, verbos, pronomes, conjunções, advérbios, etc.).
I
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
3- Propiciar o trabalho com diferentes gêneros da oralidade, atentando para diferentes situações sociais em que eles ocorrem, os interlocutores envolvidos, o suporte em que são veiculados, o formato e a variedade linguística empregada.
ORALIDADE
3.1 Contexto de produção.
F/I
3.2 veículo de circulação.
F/I
3.3 Características de gêneros orais.
F/I
3.4 Oralidade e variação linguística.
F/I
4- Compreender e utilizar o sistema de escrita alfabética do português.
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTIC
4.1 Reconhecimento das relações entre fonemas e grafemas, de sua junção na formação de sílabas (leitura decodificação), para a organização global de palavras, veiculando sentidos.
I/T/C
4.2 Distinção entre os símbolos da escrita e outros grafismos (desenho, logotipo, número, etc.), reconhecendo sua lógica de funcionamento.
I/T/C
4.3 Reconhecimento das letras do alfabeto como sistema de representação gráfica dos sinais sonoros produzidos na linguagem oral (valor fonético fixo, posicional e arbitrário).
I/T/C
4.4 Conhecimento da direção convencional da escrita.
I/T/C
4.5 Categorização gráfica (diferentes formas de traçar a letra, exercendo a mesma função na palavra), e categorização funcional das letras (arbitrariedade do sistema da escrita).
I/T
4.6 Distinção entre letras e notações léxicas (acentos, til, trema, apóstrofo, cedilha, hífen).
I/T
4.7 Utilização das letras do alfabeto nas tentativas de escrita, com compreensão do princípio alfabético da língua.
I/T
4.8 Distinção entre letras e sílabas e consequente segmentação das palavras em final de linha, reconhecendo as sílabas (com uma, duas ou mais letras) e seu valor fonético.
I/T
4.9 Identificação de novas palavras resultantes de trocas de sílaba, acréscimo ou supressão de letras numa palavra.
I/T
4.10 Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia).
I
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
5- Produzir textos, orais e escritos, tendo em vista o gênero trabalhado, o interlocutor, o suporte e seu veículo de circulação.
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
5.1-Produção (oral ou escrita) de texto, considerando o gênero trabalhado, o interlocutor, o contexto de produção, o suporte (instrumento que carrega o texto – cartolina, envelope, papel sulfite etc.), seu veículo de circulação (mural, revista, jornal etc.) e sua função social.
I/T/C
5.2- Escolha de vocabulário adequado às circunstâncias da interação.
I/T/C
6- Revisar o texto (oral ou escrito) produzido, considerando os aspectos contextuais, textuais, gramaticais e ortográficos.
ANÁLISE LINGUÍSTICA
6.1 Quanto ao gênero e à situação de produção: 6.1.1. Adequação à necessidade de interação estabelecida (Quem? p/ quem? O quê? Quando? Onde? – contexto de produção).
I
6.1.2 Adequação à esfera de circulação.
I
6.1.3 Adequação ao suporte físico de circulação.
I
6.1.4 Adequação ao tema.
I
6.1.5 Adequação ao formato do gênero.
I
6.1.6 Expressão do domínio da capacidade de linguagem que o gênero requer (narrar, relatar, argumentar, expor ou descrever ações).
I
6.2 Quanto ao texto: 6. 2.1 Clareza / coerência:
I
6. 2.1.1 Progressão.
I
6. 2.1.2 Grau de informatividade.
I
6. 2.1.3 Ideias não-contraditórias.
I
6. 2.2 Uso dos mecanismos de coesão:
6. 2.2 6. 2.2.1 Referencial
I
6. 2.2.2 Sequencial
I
6. 2.3 Adequação à variedade linguística selecionada.
I
6.2.4 Emprego dos circunstanciadores de tempo/lugar/modo etc. em textos predominantemente narrativos.
I
6.2.5 Emprego dos verbos (modo/tempo).
I
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
6.2.6 Emprego da concordância verbal.
I
6. 2.7 Emprego da concordância nominal.
I
6.2.8 Adequação vocabular.
I
6.2.9 Emprego da pontuação.
I
6.2.10 Emprego do discurso direto.
F
6.2.11 Emprego do discurso indireto.
F
6.2.12 Emprego da paragrafação.
I
6.3 Quanto aos aspectos ortográficos:
6.3.1 Emprego de palavras com sílabas canônicas (simples = consoante + vogal)?
I/T/C
6.3.2 Emprego de palavras com sílabas complexas.
I
6.3.3 Uso do traçado legível.
I
6.3.4 Atendimento às orientações da escrita (de cima para baixo, da esquerda para a direita)?
I/T/C
6.3.5 Emprego da segmentação entre as palavras (espaço em branco entre uma palavra e outra)?
I/T/C
6.3.8 Emprego adequado das letras com correspondência biunívoca (sonora única); ex.: p, t, d, f, b?
I/T/C
6.3.9 Emprego adequado das letras com correspondência cruzada ou arbitrária (mais de uma correspondência sonora); ex.: c, g, s?
I/T/C
6.3.10 Distinção entre letras e outros sinais gráficos (números, acentos, sinais de pontuação, desenhos etc.).
I/T/C
6.3.11 Disposição adequada da escrita no papel.
I/T/C
6.3.12 Emprego adequado de letras maiúsculas.
I
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
7- Divulgar textos produzidos, de acordo com o gênero textual selecionado, o(s) interlocutor(es), o suporte e o veículo de circulação, a fim de garantir a função social da escrita.
CIRCULAÇÃO DO GÊNERO
7.1 Divulgação do texto produzido, conforme estabelecido na situação de produção.
I
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
MATEMÁTICA NÚMERO E OPERAÇÕES
 Função social do número (Para que serve o número? Por que ele foi criado?...)
 Função do número (ordenar, contar, medir e codificar).
 Significado1 de: classificação, seriação, sequência, inclusão de classes, conservação e comparação.
 Correspondência biunívoca, agrupamento e trocas nas diferentes bases (conceito de reversibilidade).
 Quantificadores: um, nenhum, alguns, todos, muito e pouco; o que tem mais, o que tem menos, o que tem a mesma quantidade; o que tem um a mais (sucessor), o que tem um a menos (antecessor).
 Possibilidades de composição e decomposição do número e registro de quantidades (desenhos e símbolos) inclusive por meio dos números indo-arábicos (zero a nove).
 Leitura e escrita de números.
 Relação número/numeral.
 Significado de número racional/ metade.
 Significado de ordem crescente e decrescente.
IDEIAS OPERATÓRIAS
 Relação entre quantidades.
 Significado das operações: adição (ideia de juntar e acrescentar), subtração (ideia subtrativa, comparativa e aditiva), multiplicação (ideia da adição de parcelas iguais e raciocínio combinatório ) e divisão ( ideia repartitiva e de medida).
 Cálculo mental e estimativa.
GEOMETRIA ESTUDO DO ESPAÇO:
 Observação e exploração do espaço.
 Noções topológicas: interior, exterior, fronteira de objetos tridimensionais e figuras planas.
 Noções de grandeza: maior, menor, mais grosso, mais fino, mais curto, mais comprido, mais alto, mais baixo, mais longo, mais estreito que...
 Orientação espacial:
1 Usamos o termo significado para nos referirmos ao processo de construção do conceito.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
- Noções de posição: em cima, em baixo, entre, na frente de, atrás de, ao lado de, o primeiro, o último, à direita, à esquerda... - Noções de localização: em cima, embaixo, na frente, atrás... - Noções de direção e sentido: para frente, para trás, para o lado, para a direita, para a esquerda, para cima, para baixo, no mesmo sentido, em sentidos contrários, meia volta, volta e meia, meia volta para a direita, para a esquerda...
 Semelhanças e diferenças entre os objetos culturais e as formas encontradas na natureza.
 Manipulação, comparação, classificação (objetos que rolam e objetos que não rolam).
 Ordenação de objetos e sólidos geométricos, empilhamento, junção, separação, encaixe/desencaixe, abrir/fechar, empurrar, enfileirar objetos.
 Planificação de sólidos geométricos.
 Relações entre as formas geométricas encontradas na natureza e os objetos construídos pelo homem.
 Classificação dos sólidos geométricos por semelhanças e diferenças (corpos redondos – superfície curva, poliedros – superfície plana) e das figuras planas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), de acordo com critérios da criança e convencionais.
MEDIDAS TEMPO:
 Duração e sequência temporal (dia: manhã, tarde e noite; antes, durante e depois; significado de rápido e lento; agora; hoje e amanhã; linha do tempo com fatos da vida do educando).
 Calendário (dia, semana, mês e ano).
 Reconhecer a medida padrão (h).
VALOR:
 Função social do sistema monetário.
 Identificação de cédulas e moedas.
COMPRIMENTO:
 Significado e relação de tamanho, distância, largura, altura, comprimento, espessura com utilização de medidas arbitrárias (palmo, pé, passos, entre outros).
 Reconhecer a medida padrão (m).
MASSA:
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
 Significado de leve e pesado e utilização de medidas arbitrárias (canecas, caixas, conchas, pitadas, entre outras).
 Reconhecer a medida padrão (g).
CAPACIDADE:
 Significado de cheio e vazio e utilização de medidas arbitrárias (copo, colher, garrafa, xícara).
 Reconhecer a medida padrão (L).
TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES
 Organização de dados (com desenhos ou objetos) em tabelas.
 Esboço, leitura e interpretação de gráficos de barras ou colunas com uso de legendas e códigos, realizados coletivamente.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
CIÊNCIAS
EIXO: NOÇÕES DE ASTRONOMIA:
SOL
● Sol como fonte primária de energia: luz, calor (noções do dia e da noite); ● Estrelas, planetas, satélites. TERRA
 aspectos do dia e da noite;
 nascente / poente;
 projeção da sombra.
RELAÇÃO HOMEM E MEIO:
 As necessidades que o homem possui de conhecer o universo e sua importância.
EIXO: TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA E DA ENERGIA Ecossistema - relações de interdependência (sol, água, solo, ar, seres vivos): Importância e utilização desses elementos para a vida no planeta. ● Água - onde é encontrada; - a utilização da água pelos seres vivos e suas necessidades em fator de importância. ● Solo - a utilização do solo pelo homem e demais seres vivos e suas necessidades em fator de importância. ● Ar - existência do ar; - a importância do ar para a vida na Terra.
SERES VIVOS:
● Vegetais e ecossistema: - caracterização geral dos vegetais; - diversidade; - principais estruturas dos vegetais; - partes da planta: - órgãos vegetativos: raiz, caule, folha – relações com o meio e com o homem; - órgãos de reprodução: flor, fruto e semente – relações com o meio e com o homem. ● Animais e ecossistema: - caracterização geral dos animais;
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
- diversidade; - grandes grupos: vertebrados e invertebrados; - homem e suas características: características básicas; Ciclo vital – fases da vida: - relações com o meio. ● Trabalho: a ação do homem sobre a natureza. - educação ambiental: sustentabilidade; - relação do homem com natureza. EIXO: SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA SAÚDE DO HOMEM:
 O sol e sua importância para a saúde do homem;
 Clima: seco / quente, úmido / temperado / frio; (estações do ano)
 Animais e suas diferentes necessidades de proteção de acordo com seu habitat:
- vestuário (necessidade do homem); - pelo; - gordura; - suor. ● Aspectos culturais: Hábitos de higiene e alimentares.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
HISTÓRIA
VIDATRABALHORELAÇÕES PRÓXIMASHISTÓRIAComo se obtêm osrecursos materiaisnecessários àsatisfação dasnecessidades dafamíliaObjetos de usoindividual e coletivoreferentes à famíliaPapéis sociais erelações de poderpai/mãe -homem/mulherLocais e objetos detrabalho: meios deproduçãoTipos de trabalho: pai,mãe, irmãos e outrosmembros quecompõem o grupofamiliarAs diferentes formas deprodução na estruturafamiliarMudanças naorganização familiarOrganização familiar/diferentes formas de organizaçãoSobrenomes: enquantopertencimento ao grupofamiliarNomes na natureza/nomes das coisasNome/Nomes
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
GEOGRAFIA
EIXO 1 Formação de conceitos de espaço e tempo
EIXO 2 Representação do espaço e domínio da territorialidade.
EIXO 3 Relações sociais presentes na escola, na casa.
EIXO 4 Produção e transformações sócio-históricas dos espaços.
Noções de Espaço2.
 Orientação e Localização:
Introduzir e aprofundar: Centralização:
 A criança como referência perto/longe; dentro/fora; acima/abaixo/ao lado. (forma o conceito de territorialidade)
Introduzir Descentralização:
 O outro como referência: perto/longe; dentro/fora; acima/abaixo/ao lado
 Espaço da sala de aula e outros espaços/objetos como referência: perto/longe; dentro/fora; acima/abaixo/ao lado
 Relações de vizinhança, separação, ordem ou sucessão,(o que vem antes, o que vem depois)
 Noções de lateralidade, anterioridade, dentro, fora, em cima, embaixo, atrás, em frente, entre; o ir e o vir (reversibilidade)
 O espaço da escola – exploração investigativa dos corredores, pátio, parquinho e quadra esportiva.
Noções de Tempo3 Oralidade/movimento.
 O tempo e as sequências de tempo no ambiente escolar: ontem/hoje/amanhã; manhã/tarde/noite; dia/noite; semana/mês/ano.
 Tempos vividos: tempo de brincar, tempo de lanchar, tempo de estudar etc.
Introduzir
 Representação do corpo – mapa corporal
 Representação da sala de aula em maquete e desenho coletivo;
 Representação de diferentes maquetes (de sucatas) de espaços visitados ou conhecidos (da casa, entorno da escola)
Introduzir/aprofundar Noções de Legenda: Oralidade e representação.
 Calendário semanal/mensal com representações do tempo/feriados/dias úteis, etc.
 Representação gráfica (dobraduras, desenhos), dos tempos vividos- (tempo de brincar, tempo de lanchar, tempo de estudar etc)
Oralidade e representação pictórica: Introduzir
 O trabalho nos diversos espaços da escola.
 A divisão de trabalho na casa;
 Tempo de trabalho das pessoas na escola.
Oralidade e representação Introduzir -– (articulada ao eixo 2)
 Organização do espaço da casa;
 Função dos espaços da escola/casa;
 Organização dos espaços verdes e sua preservação;
 Elementos naturais e culturais na casa e na escola: as áreas verdes na escola, em casa e em seu entorno: árvores, canteiros, flores, horta.
 Ambientes da escola que permaneceram (permanências) e ambientes da escola que mudaram (mudanças).
2 Estes conteúdos requerem necessariamente articulação com Educação Física e com a Matemática – geometria. 3 Estes conteúdos requerem o conhecimento prévio de medidas de tempo na Matemática.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
ED. FÍSICA
CONTEÚDOS PERMANENTES: 1- Percepção 2- Categorias de Movimento: equilíbrio, locomoção e manipulação 3- Alongamento e descontração
ATITUDES PERMANENTES: Cooperação
EIXOS
CONTEÚDOS
TEMAS
OBJETIVOS
JOGOS
Jogos de corrida variada
Contrastes: longe/perto, rápido/lento; Estrutura: convergir/divergir e perseguir/escapar.
Correr em diferentes direções, sentidos, velocidades, ora fugindo, ora perseguindo e retornando.
Jogos em linha
Contrastes: para frente/para trás, direita/esquerda; Estruturas: deslocamento do educando e do material; deslocamento do educando e material imóvel; deslocamento apenas do material; Referência: direção e sentidos.
Deslocar-se no espaço, percebendo a direção e o sentido, com e sem o uso de materiais.
Jogos em círculo
Contrastes: dentro/fora, centro/perímetro; Estruturas: grandes círculos e pequenos círculos.
Apropriar-se de um espaço delimitado, que exige manutenção desse espaço no decorrer da atividade (que é o círculo).
GINÁSTICA
Rolamento corporal
 Lateral
 Para frente
Realizar o rolamento corporal, seguindo uma direção.
Equilíbrio
 Equilíbrio estático (manutenção da postura).
Manter a postura corpórea em níveis e planos.
 Equilíbrio dinâmico (manutenção da postura em situação de deslocamento).
Deslocar-se e parar, de diferentes modos, direções, posições do corpo no espaço.
RITMO E EXPRESSIVIDADE
Brinquedos cantados
 Reprodução de movimentos
 Criação de movimentos
Reproduzir corporalmente os movimentos característicos dos brinquedos cantados; Criar novos movimentos.
Cantigas de roda
 Reprodução de movimentos
 Criação de movimentos
Reproduzir corporalmente os movimentos característicos das cantigas de roda; Criar novos movimentos.
Expressão corporal
 Imitação
Vivenciar e expressar através do corpo, sentimentos solicitados durante a atividade.
CULTURA CORPORAL E SAÚDE
Posturas (Hábitos Posturais)
 Em pé, sentado, deitado;
Vivenciar diferentes posturas e quais as possibilidades de cada uma;
 Carregar, levantar, suportar, pegar, transportar (objetos).
Vivenciar atividades que proporcionem o contato com os colegas e com os materiais.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
ARTE
ARTES VISUAIS
ELEMENTOS FORMAIS
Ponto
Percepção na natureza e na arte.
Linha
Posição: horizontal e vertical, diagonal.
Tipos: reta, curvas, sinuosas e mistas.
Forma
Proporção: tamanho.
Posição: longe/perto, embaixo/em cima.
Cor
Identificação.
Escala tonal: claro/escuro.
Monocromia/policromia.
Volume: Sobreposição e justaposição.
Textura
Percepção tátil e visual.
Naturais e artificiais.
COMPOSIÇÃO
Bidimensional e tridimensional
Repetição.
GÊNEROS/TEMAS
Paisagem.
Retrato.
TEATRO
COMPOSIÇÃO
Representação: mímica, dedoches, fantoches, jogos teatrais.
Sonoplastia: improvisação.
GÊNEROS/TEMAS
História infantil.
Lenda.
DANÇA
ELEMENTOS FORMAIS
Corpo
Movimento: corpo inteiro, partes, articulações, superfícies.
Parado: simetria, assimetria, volume, largura, curva, torções, angulações.
Espaço
Espaço pessoal – níveis alto, médio e baixo.
Espaço pessoal – planos: horizontal (largura e profundidade), frontal (altura e largura) e roda (altura e profundidade).
Espaço pessoal - direções e distância (perto/longe).
Progressões (caminhos delineados pelo corpo).
Projeções (prolongamento dos movimentos por meio do olhar ou das extremidades do corpo).
Dinâmicas e Ritmo
Fluência: livre/controlada.
Espaço: direto/indireto.
Tempo: rápido/lento.
Relacionamentos
Pessoas: duos, trios, quartetos, entre outros.
Proximidade: aproximação, distanciamento, contato, entrelaçamento, entre outros, em relação: ao ambiente, às outras pessoas, aos objetos, às partes do corpo.
Ações
Locomoção: saltar, girar, torcer, gestos, silêncio do corpo.
Ao espaço: subir, descer, abrir, fechar, avanços.
Som
Articulação som e movimento.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
MÚSICA
ELEMENTOS FORMAIS
Duração
Ruídos e silencio (pausa)/som.
Timbre
Da natureza, produzido.
Intensidade
Força:forte/fraco.
COMPOSIÇÃO
Fonte sonora: natureza, voz, instrumentos, alternativos.
Ritmo.
GÊNEROS/TEMAS
Cantigas de roda, MPB, Canções Folclóricas, Canção de ninar, samba, indígena, africana.
CONTEÚDOS CURRICULARES DO 1º ANO
INCENTIVO À LEITURA
CONTEÚDOS CURRICULARES
1º ANO
2.1 Práticas sociais de leitura de textos de diferentes gêneros textuais, veiculados em diferentes suportes textuais:
a) momentos desencadeados pelo professor;
b) momentos de leitura compartilhada com participação do aluno (professor-aluno; aluno-aluno);
c) momentos de tentativas de leitura por parte do aluno (recorrendo ao suporte do texto escrito para identificar a finalidade e função da leitura, bem como possibilidades de significação do texto)
d) Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
I/T/C
2.2 Leitura autônoma de diversos textos, considerando diferentes possibilidades de produção de sentido.
I/T/C
2.3 Conhecimento da direção convencional da leitura.
F
2.4 Interpretação de formas variadas de representação (mímica, dramatização, desenho, pintura, esculturas, número etc.), a partir do gênero trabalhado.
I/T
2.5 Leitura com fluência, entonação e ritmo.
I
2.6 Estrutura da narração
F
2.7 Estrutura do relato
I
2.8 Estrutura da argumentação
I/T/C
2.9 Estrutura da exposição / explicação
IT/C
2.10 Estrutura da descrição
I
2.11 Estrutura da injunção
I
2.12 Reconhecimento da função e do valor semântico das palavras e dos elementos gramaticais no texto (adjetivos, substantivos, verbos, pronomes, conjunções, advérbios, etc.).
I
DIVERSIDADE Proposta sendo elaborada pela equipe da SMED juntamente com coordenadores escolares. EDUCAÇÃO AMBIENTAL Proposta sendo elaborada pela equipe da SMED juntamente com coordenadores escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário